Lage, Maria Otília PereiraBandeira, Carla2018Lage, M O P & Bandeira, C 2018, 'Serviços educativos em bibliotecas públicas', Revista Lusófona de Educação.1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoAs Bibliotecas Públicas Portuguesas confguram-se hoje como serviços democráticos culturais e educativos, direcionados aos interesses e necessidades dos seus públicos diversifcados que procuram atrair e fdelizar proativamente através de estratégias e técnicas de comunicação, motivação, formação e educação integrando as novas tecnologias de informação. Neste enquadramento têm um papel fulcral os Serviços Educativos que funcionam como mediadores entre a biblioteca e os seus utilizadores. Esta importante valência de educação não formal das bibliotecas agrega um conjunto multifacetado de ações de largo espectro: promoção da leitura e da compreensão leitora, desenvolvimento das literacias, projetos de formação ao longo da vida, atividades de caráter lúdico e pedagógico particularmente direcionadas a crianças e jovens, para além de outras iniciativas integradas e/ou segmentadas, mas sempre programadas e planifcadas em função dos públicos-alvo. O presente artigo desenvolve a temática enunciada, e nesse contexto, centra-se na descrição, avaliação e análise do panorama nacional atual dos Serviços educativos nas Bibliotecas Públicas Portuguesas.Portuguese Public Libraries are today confgured as cultural and educational services geared to the interests and needs of their diverse audiences, who seek to attract and retain loyalty through strategies and techniques of communication, motivation, training and education integrating new technologies of information and capable of responding to the enormous challenges of the current Information and Knowledge Society. In this context, a major role is played by the Educational Services, which function as cultural mediators between the library and its users. This important valence of non-formal education and training of the Libraries aggregates a multifaceted set of broad- spectrum actions: promotion of reading and comprehension skills, literacy development, and lifelong cultural training, ludic and pedagogical nature activities, particularly directed at children and young people, in addition to other integrated and / or segmented initiatives, but always scheduled and planned according to the target audiences. The present article develops the synthetically stated theme, and in this context, focuses on the description, evaluation and analysis of the current national panorama of the Educational Services in the Portuguese Public Libraries.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOBIBLIOTECASBIBLIOTECAS PÚBLICASREDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICASPORTUGALEDUCATIONLIBRARIESPUBLIC LIBRARIESNATIONAL NETWORK OF UNIVERSITY LIBRARIESServiços educativos em bibliotecas públicasarticle