Sanches, Isabel Rodrigues2005Sanches , I R 2005 , ' Compreender, agir, mudar, incluir : da investigação-acção à educação inclusiva, ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoEste artigo pretende fazer uma pequena reflexão sobre um paradigma de investigação, considerado por alguns “menos nobre”, e a sua oportuna e necessária aplicação no processo de construção de uma educação inclusiva. Parte-se de uma breve fundamentação teórica sobre a investigação-acção como estratégia de actuação que pode desencadear profissionais mais reflexivos, mais intervenientes nos contextos em que se inserem e desencadeadores de práticas pertinentes, oportunas e adaptadas às situações com as quais trabalham, para chegar à explicitação de um modelo de actuação que usa a investigação-acção em práticas de educação inclusiva.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOPRÁTICAS PEDAGÓGICASEDUCAÇÃO INCLUSIVAEDUCATIONEDUCATIONAL PRACTICESINCLUSIVE EDUCATIONSDG 10 - Reduced InequalitiesCompreender, agir, mudar, incluir : da investigação-acção à educação inclusiva,article