Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Carvalho, Ana Célia Fonseca2016-12-272016-12-272015http://hdl.handle.net/10437/7510Orientação: Maria Margarido PiresNos últimos dez anos, o Plano Nacional de Educação vem se mostrando enquanto iniciativa governamental que visa à qualidade e a universalização da educação brasileira. Para tanto se intensificaram diversas ações pedagógicas em toda a unidade federativa, por meio de programas e projetos voltados para diversas áreas, como: inclusão, ensino profissionalizante, educação integral, alfabetização, etc. Alfabetizar aparece como um dos principais objetivos propostos pelo conjunto de metas e estratégias estipulado nas políticas educacionais. No município de Belém, foi criado o Projeto Expertise, pelo grupo ECOAR, de modo a favorecer uma formação continuada docente capaz de formar professores alfabetizadores e reverter baixos índices educacionais apresentados pelos alunos das escolas municipais. O projeto já existe a dez anos, durante os quais muitos professores receberam orientações e foram acompanhados em relação à sua prática alfabetizadora. Essa ação apresenta alguns resultados positivos, como a elevação do índice de aprovação dos educandos, assim como o número de alfabetizados. É partir deste contexto que fora selecionado o objetivo de pesquisa do presente estudo, a proposta de formação em serviço apresentada pelo Projeto Expertise aos professores da rede de ensino do município de Belém, atuantes no processo de alfabetização infantil ciclo I 1º ano, assim como os reflexos desse aprendizado para a vida e prática pedagógica destes educadores. Assim, objetivou-se analisar os resultados positivos ou negativos decorrentes do Projeto Expertise, a partir dos relatos de professores que participaram da formação e da própria coordenadora do Projeto. Para cumprimento deste propósito fez uso de um método de pesquisa denomina Análise de Conteúdo, para o qual foram eleitas cinco categorias: formação inicial, formação Continuada, Alfabetização, Projeto Expertise e Docência. Concluiu-se que embora haja resultados positivos, como a troca de experiência, a possibilidade de trabalhar novas perspectivas de alfabetizar por meio dos textos, valorização profissional, os professores ainda se encontram angustiados em virtude de serem cobrados por resultados em curto prazo, como: o de conseguir alfabetizar 100% de sua turma ao final do Ciclo I.Over the past decade, the National Education Plan has been proved to be a government initiative aimed at the quality and universalization of Brazilian education. Therefore, several educational activities were intensified throughout the federal unit, through programs and projects for various fields, such as: inclusion, vocational education, full-time education, literacy, etc. Literacy comes out as one of the main objectives proposed by the set of goals and strategies stipulated in educational policies. In the city of Belém, the Expertise Project was created by a group called ECOAR, so as to favor a teachers’ continuing education capable of forming literacy teachers and reverse the low educational levels presented by students of municipal schools. The project has been around for ten years, during which many teachers were educated and guided during their literacy practice. This action presents some positive results, such as the rise of schools pass rates, as well as the number of literate people. It is from this context that the research goal of this study was selected, the proposal of in-service training provided by the Expertise Project to the teachers of the school system in the city of Belém, working in children's literacy process in the 1st grade of Cycle I, as well as the reflections of this learning for the life and teaching practice of these educators. Thus, this study aimed to analyze the positive or negative results arising from the Expertise Project, according to the reports of teachers who took part in the project and the coordinator of the project herself. In order to fulfill this purpose, we used a research method called Content Analysis, for which five categories were chosen: Initial training, Continuing education, Literacy, Expertise Project and Teaching. We concluded that although there are positive results as the exchange of experience, the ability to work new perspectives of literacy through texts, and professional development, teachers are still concerned about the demand of short-term results, such as: that of achieving 100% literacy in his class by the end of Cycle I.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORESALFABETIZAÇÃOEDUCATIONTEACHERS EDUCATIONLITERACYESTUDOS DE CASOBRASILCASE STUDIESBRAZILA formação de professores alfabetizadores do ciclo I 1º ano da Rede Municipal de Ensino de Belém no distrito de Icoaraci nas Escolas Alfredo Chaves e Ogilvanise MouramasterThesis201485494