Flores, Maria Teresa Silva Guerreiro Mendes, orient.Araújo, Marta Morais2017-01-122017-01-122016http://hdl.handle.net/10437/7606Orientação: Maria Teresa Mendes FloresPode-se afirmar que o Centro Cultural de Belém, que comemorou 20 anos de actividade em 2013, tem vindo a consolidar-se como um dos principais pólos culturais de Lisboa e do país. A evolução desta instituição veio a revelar-se um importante factor no desenvolvimento, em Portugal, de novas políticas de Gestão Cultural e que, portanto, merece ser constituída como objecto de estudo. Esta dissertação propõe-se investigar a sua Programação, nomeadamente na área da Música Erudita e analisar a interacção entre o enquadramento político-económico deste centro polivalente, por um lado, e programadores/gestores culturais, músicos e público, por outro. Recorrendo a um conjunto alargado de fontes – das quais se destacam entrevistas a 10 dos principais gestores/programadores culturais do CCB e uma base de dados dos espectáculos de música entre 2006 e 2011 - obtém-se uma imagem de uma instituição marcada por determinadas contingências estruturais (arquitectura/localização, financiamento, missão) e políticas mas que, por força das circunstâncias e da acção dos programadores, foi terreno privilegiado do desenvolvimento, na área da Música Erudita, dos músicos nacionais e suas estruturas graças a novas estratégias de apresentação e fruição e, também, de novas formas de interacção entre a instituição e os próprios artistas.The Cultural Centre of Belém, that celebrated its 20th anniversary in 2013, is one of Portugal's and Lisbon's main cultural references. The evolution of this institution was an important factor in the development of new cultural management policies in Portugal and, therefore, deserves to be considered as a study field. The present dissertation aims to investigate its performative arts events, namely on the area of Classical Music, and analyse the interaction between this arts centre political and economical framework, on one side, and audiences, musicians and cultural managers, on the other. Gathering on a wide array of sources- specially on interviews of 10 CCB top cultural managers and a database of music shows presented between 2006 and 2011- this study puts forward a portrait of an institution with certain political and structural contingencies (architectural/location, funding, mission) that, due to circumstances and its cultural managers intentional action, managed to play an important role in the development of portuguese classical musicians and their structures. This was done thanks to the use on new presentation and fruition strategies and to new ways of interaction between the institution and the artists.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM PROGRAMAÇÃO E GESTÃO CULTURALCENTRO CULTURAL DE BELÉMCOMUNICAÇÃOPROGRAMAÇÃO CULTURALGESTÃO CULTURALESTUDOS DE CASOPOLÍTICA CULTURALMÚSICACOMMUNICATIONCULTURAL PROGRAMMINGCULTURAL MANAGEMENTCASE STUDIESCULTURAL POLICYMUSICA música erudita no Centro Cultural de Belém : perspectiva geral de vinte anos de programação (1993 -2013) e análise aprofundada de um mandato (2006 – 2011)masterThesis201515814