Pereira, Fabiano2020-09-182020-09-1820192184-1241http://hdl.handle.net/10437/10422International Journal on Stereo & Immersive MediaA sobreposição de imagens é um recurso de montagem utilizado desde os primórdios do cinema, quase sempre pouco reconhecido como efeito de verossimilhança. No filme 3x3D (França/Portugal, 2013), vários tipos de sobreposição que evidenciam esse estilo de montagem são empregues e, mais atipicamente ainda, somados ao efeito 3D. O intuito deste artigo é investigar a eventual originalidade deste procedimento, tanto a sua forma como o conceito, a partir de um levantamento da produção cinematográfica em 3D ficcional filmado – excluindo-se, portanto, as animações –, o pré-cinema e os cinemas experimental e expandido. A análise deve indicar como a montagem do filme acrescenta complexidade tanto à construção perceptível de imagens sobrepostas, quanto à imagem fílmica tridimensional. Assim, pode-se observar a relação do 3D nas imagens audiovisuais contemporâneas e estimar a sua possível evolução.The superposition of images is an editing feature used since the beginning of cinema, often little recognized as a verisimilitude effect. In the 3x3D film (France / Portugal, 2013), various types of superposition that show this edition style are used and, even more atypically, added to the 3D effect. The purpose of this article is to investigate the possible originality of this procedure, both its form and concept, drawing on a survey of the fictional 3D film production - excluding, therefore, animations - the pre-cinema and the experimental and expanded cinemas. The analysis should indicate how the editing of the film adds complexity both to the perceptible construction of superimposed images and to the three-dimensional film image. Thus, one can observe the relationship of 3D in contemporary audiovisual images and estimate its possible evolution.application/pdfporopenAccessCINEMACINEMA 3D3D CINEMAMONTAGEM DE FILMESMONTAGEEFEITOS VISUAIS EM 3D3D VISUAL EFFECTSCINEMAAUDIOVISUALAUDIOVISUAL3x3D – a sobreposição de imagens volumétricas como investigação estética do potencial da montagemarticle