Braga, Jezulino2021-05-172021-05-172021ISSN 1646-3714http://hdl.handle.net/10437/11945Neste texto debato ações de visibilidade da população LGBT nos museus de Belo Horizonte-MG e apresento atividade acadêmica curricular, ofertada no curso de Museologia da UFMG com o tema da diversidade de gênero. Acredito que os museus podem contribuir para a superação das fobias de condição sexual, identidade e gênero. Nesta perspectiva importa os processos museais, as inquirições por meio das coleções, os procedimentos e metodologias a partir de um problema. Analiso as ações implementadas, no sentido de evidenciar as experiências da população LGBT, por meio da programação dos Museus de Belo Horizonte nos últimos 10 anos. O período coincide com a criação do curso de museologia na Universidade Federal de Minas Gerais. Destaco, ainda, a importância do debate sobre gênero e diversidade nas atividades acadêmicas curriculares deste curso. Apresento como conclusão desse estudo a necessidade de maior investimento em uma museologia política e afirmativa, capaz de combater a homolesbotransfobia, buscando, dessa forma, uma sociedade justa e igualitária.application/pdfporopenAccessMUSEOLOGIAESTUDOS LGBTMUSEOLOGYLGBT STUDIESFormação para a diversidade de gênero e ações de visibilidade da população LGBT em museus de Belo Horizontearticle