Clover, Darlene E.Sanford, Kathy2018Clover , D E & Sanford , K 2018 , ' The Feminist Museum Hack: Making a creative disruptive pedagogical, investigative and analytical tool ' , Default journal .1646-401XComo é que podem ser compreendidas as ideologias patriarcais que se escondem por detrás da organização de museus de arte e que se traduzem num forte impacto modelador e mobilizador nas construções de género, reforçando a injustiça e a opressão de género? Esta foi a questão central para o desenvolvimento deste artigo. Neste texto, procurarmos discutir uma inovadora prática pedagógica, mas também de investigação, de análise e de intervenção que desenhámos para compreender os complexos contextos culturais das instituições mencionadas. Neste artigo, abordamos diversas componentes e objetivos desta prática pedagógica em museus a partir de preocupações feministas. Esta abordagem visa reforçar as capacidades analíticas e visuais dos visitantes, bem como ligar e desligar a linguagem e a imagem, de modo a perceber as ideologias patriarcais não visíveis e implícitas que podem ser identificadas nos museus. Neste sentido, este texto surge como uma contribuição que se espera valiosa para a educação de adultos femininos. De acrescentar que consideramos que esta prática pedagógica visa desenvolver a imaginação, a partir de um olhar feminista de oposição e de um sentido de agência que procura romper com a autoridade privilegiada dos museus, desconstruindo as políticas discursivas, visuais e retóricas problemáticas que nestas instituições podem ser encontradas e que têm implicações no modo como se vê e se conhece as questões de género para lá dos muros dos museus.How do we illuminate patriarchal ideologies that hide in plain sight in museums and art galleries and still play a powerful active role shaping and mobilising problematic gendered constructions that re-enforce gender injustice and oppression? This question was central to our development of the Feminist Museum Hack, an innovative pedagogical, investigative, analytical and interventionist practice we have designed to use in the complex context of cultural institutions. In this article, we share the various components of the Hack, its aim to strengthen analytical and visual skills and connect disconnects of language and image. The Hack makes a valuable contribution to feminist adult education by enabling us to see the unseen of intrinsic patriarchal ideologies in museums. Further, the Hack works to develop imagination and sharpen an oppositional feminist gaze, giving us a sense of agency with which to disrupt the privileged authority of museums and unearth their problematic discursive, visual and rhetorical politics that have implications for seeing and knowing gender beyond their walls.application/pdfengopenAccessEDUCAÇÃOMUSEOLOGIAMUSEUSESTUDOS DO GÉNEROEDUCATIONMUSEOLOGYMUSEUMSGENDER STUDIESThe Feminist Museum Hack: Making a creative disruptive pedagogical, investigative and analytical toolarticle