Oliveira, Célia Regina Gomes2022-01-242022-01-242021Oliveira, C. (2021). O papel da memória humana na aprendizagem escolar e na inovação pedagógica (pp. 29-45). In Políticas e Dinâmicas Educativas. Coimbra.2183-1610http://hdl.handle.net/10437/12498A investigação cognitiva evidencia o papel crucial da memória no processo de aprendizagem escolar, bem como os benefícios da aplicação pedagógica desta evidência. Ainda assim, a transposição educacional destes conhecimentos parece continuar aquém do respetivo potencial. No presente trabalho sistematizam-se algumas das estratégias mnésicas com maior robustez empírica para a compreensão da aprendizagem escolar, tomando por referência os processos de aquisição e consolidação das aprendizagens, por um lado, e os processos de recuperação e esquecimento, por outro. Paralelamente, ilustram-se as implicações deste conhecimento para a promoção de práticas e inovações pedagógicas eficazes. Identificam-se, ainda, alguns equívocos conceptuais em torno do papel da memória na aprendizagem escolar, e conclui-se destacando a influência das experiências e oportunidades pedagógicas na promoção do desenvolvimento cognitivo.application/pdfporopenAccessMEMÓRIA HUMANAAPRENDIZAGEM ESCOLARPRÁTICAS PEDAGÓGICASPSICOLOGIAPSYCHOLOGYSCHOOL LEARNINGHUMAN MEMORYO papel da memória humana na aprendizagem escolar e na inovação pedagógicaThe role of human memory on school learning and pedagogical innovationbookPart