Salgado, Manuel2012-03-202012-03-202011-07http://hdl.handle.net/10437/1895O debate proposto parece ser oportuno no âmbito dos objectivos do Seminário Epistemologia do Turismo. O artigo aporta alegações relevantes sobre a natureza científica e académica do Turismo. Neste âmbito, o enquadramento teórico discute o seu actual estatuto científico e a maturidade como disciplina. A investigação sistematiza os dados a partir do estudo aplicado à realidade do ensino superior português, com o intuito de demonstrar a importância desta área após a implementação das mudanças curriculares e educativas do Processo de Bolonha. Na sequência desta análise podemos concluir que o Turismo tem sido reconhecido paulatinamente como Ciência e Disciplina, nomeadamente em Portugal.application/pdfporopenAccessTURISMOENSINO SUPERIORINVESTIGAÇÃO CIENTÍFICATOURISMHIGHER EDUCATIONSCIENTIFIC RESEARCHINVESTIGAÇÃO TURÍSTICAPORTUGALPORTUGALTOURISM RESEARCHEstatuto Científico do Turismo no Ensino Superior Portuguêsarticle