Lencastre, Marina Prieto Afonso2011-11-042011-11-0420061646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1455Revista Lusófona de EducaçãoO presente artigo ocupa-se com a apresentação crítica de correntes que animam, nos dias de hoje, a ecologia enquanto pensamento social e educativo. Delas emergem alguns dos problemas do conservacionismo moderno, dos direitos dos animais e da natureza e, genericamente, dos novos contextos da acção ética e da educação. Estes últimos são informados tanto pela tecnociência, como pela dinâmica social e cultural na origem de fenómenos eco-sociais recentes que, nos dias de hoje, extraem a educação de uma missão estritamente escolar, e a solicitam para contextos cada vez mais reais e variados da vida humana.The paper presents some key concepts that underpin ecological and educational ideas. Issues which are currently discussed in modern conservationism, animal rights and, broadly, in the new contexts of ethical and educational action, are analysed. These are informed by technoscience, as well as by social and cultural change; educational practice will therefore refer to more real and varied contexts of human experience.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOPEDAGOGIAECOLOGIAEDUCATIONPEDAGOGYECOLOGYÉtica ambiental e educação nos novos contextos da ecologia humanaarticle