Santos, Maria Margarida Gonçalves dos2013-11-252013-11-2520119774645893104http://hdl.handle.net/10437/4300ResPublica : Revista Lusófona de Ciência Política, Segurança e Relações InternacionaisPartindo do conceito de mercado livre, teorizando de forma estruturada, pela primeira vez, por Adam Smith, o objetivo é perceber se o «comércio justo», enquanto movimento de empoderamento de pequenos produtores e sub-desempregados dos países desenvolvidos, pode ou não funcionar como contraponto ao oligopólio corporativo das grandes empresas de distribuição, obrigando à mais justa remuneração da produção a nível mundial.Based on the concept of free market, first theoretically structured by Adam Smith, the aim is to understand if «fair trade», as a movement to empower small farmers and unemployed sub-developing countries, may not work as a counter-point to corporate oligopoly of large distribution companies, forcing them to a more just payment of global production.application/pdfporopenAccessECONOMIAGLOBALIZAÇÃOCOMÉRCIO JUSTOSMITH, ADAMECONOMYGLOBALISATIONFAIR TRADECIÊNCIA POLÍTICAPOLITICAL SCIENCEO comércio justo e o mercado global : um jogo de equilíbriosarticle