Costa, António Augusto Teixeira da, orient.Menezes, Juliana Silva Nascimento2014-05-022014-05-022013http://hdl.handle.net/10437/4671Orientação: Prof. Doutor António Augusto Teixeira da Costa ; co-orientação: Ricardo Figueiredo PintoA acreditação hospitalar é um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário e periódico, que busca garantir a qualidade da assistência prestada, através da padronização, organização e segurança nos processos de trabalho. A certificação hospitalar é um reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação - ONA que garante alto nível de prestação de serviço em todos os setores de uma organização de saúde, introduzindo a gestão da qualidade como ferramenta permanente de aprimoramento institucional. Destacam-se como uns de seus objetivos, a busca contínua pela qualidade nos cuidados aos pacientes, proporcionando um ambiente livre de riscos para todos aqueles que circulam na instituição de saúde, abrangendo todos os seus serviços e segmentos existentes. O caminho para a implantação bem sucedida de um programa baseado nos padrões exigidos pelo Manual Brasileiro de Acreditação - MBA da ONA passa pela estruturação de um processo educativo permanente e abrangente, que contemple todo o quadro funcional, desde o operacional até a alta administração da instituição, compartilhando princípios, metas e objetivos a serem alcançados. O presente trabalho tem como objetivo analisar cultura de melhoria contínua de gestão da qualidade na perspectiva de profissionais de saúde de um hospital privado em Macapá, sendo classificada como um estudo quanti-qualitativo, de abordagem descritiva exploratória. A pesquisa foi desenvolvido com 198 profissionais de saúde alocados nas seguintes categorias: liderança, equipe multiprofissional, equipe técnica e administrativo/apoio, por meio de aplicação de questionário.The hospital accreditation is a method of assessing institutional, volunteer and regular, which seeks to ensure the quality of care through standardization, organization and safety in work processes resources. Hospital accreditation is a recognition of the National Accreditation Organization - ONA which guarantees high level of service in all areas of a healthcare organization, introducing quality management as a permanent tool for institutional improvement. Stand out as some of its objectives, the continuous search for quality in patient care, providing a risk-free environment for all those who circulate in the health facility, covering all its existing services and segments. The path to successful implementation of a program based on standards required by the Brazilian Accreditation Manual - ONA MBA passes the structuring of a permanent and comprehensive educational process, covering the entire staff, from the operational to senior management of the institution, sharing principles, goals and objectives to be achieved. This study aims to analyze culture of continuous improvement of quality management from the perspective of health professionals in a private hospital in Macapa, being classified as a quantitative and qualitative study of exploratory and descriptive approach. The survey was developed with 198 health professionals allocated in the following categories: leadership, multidisciplinary team, technical team and administrative / support through a questionnaire.application/pdfporopenAccessGESTÃO DE EMPRESASGESTÃO HOSPITALARGESTÃO DA QUALIDADEESTUDOS DE CASOBRASILMACAPÁBUSINESS MANAGEMENTHOSPITAL MANAGEMENTQUALITY MANAGEMENTCASE STUDIESBRAZILMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASACREDITAÇÃO HOSPITALARHOSPITAL ACCREDITATIONO processo de acreditação hospitalar na perspectiva de profissionais de saúde de um hospital privado em Macapá - Estudo de casomasterThesis201271885