Menezes, Nídia2021Menezes , N 2021 , ' Ser assistente social : a formação académica em serviço social (Portugal) enquanto elemento estruturante e identitário ' , Default journal .1646-3730Revista Temas sociaisNo presente artigo pretendemos refletir em torno do Serviço Social em Portugal, mais especificamente sobre a formação académica ministrada em Serviço Social, recorrendo por isso a uma análise socio histórica da profissão em Portugal, de modo a refletir sobre o trajeto percorrido até à atualidade, bem como o impacto que as várias transformações sociais e políticas tiveram e têm na formação em Serviço Social. A reflexão desenvolvida privilegia a formação enquanto elemento estruturante e identitário da profissão. Refletir sobre o Serviço Social bem como sobre o seu contributo na sociedade, torna-se num exercício ininterrupto, sobretudo numa era em que os direitos sociais são ultrapassados pelas imposições neoliberais e marcados pela retração da responsabilidade estatal, implicando que o assistente social seja detentor de um pensamento crítico, reflexivo e políticoapplication/pdfporopenAccessSERVIÇO SOCIALFORMAÇÃO PROFISSIONALASSISTENTES SOCIAISSOCIAL WORKVOCATIONAL TRAININGSOCIAL WORKERSSer assistente social : a formação académica em serviço social (Portugal) enquanto elemento estruturante e identitárioBeing a social worker : the academic training in social work (Portugal) as a structuring and identity elementarticle