Ribeiro, Luís Cláudio, orient.Domingues, Telmo Alexandre Gomes Paulino2016-06-022016-06-022015http://hdl.handle.net/10437/7056Orientação: Luís Cláudio RibeiroÉ importante que, cada vez mais, o som e a imagem cruzem os seus caminhos; o som não deve ser visto como uma ciência auxiliar, pelo contrário deve fazer parte da estrutura da produção de conteúdos audiovisuais. Esta dissertação focou-se na questão do som e da sua importância para a perceção e a experiência do espetador. A realização desta investigação teve como base a minha experiência académica e profissional adquirida não só no decorrer da sua realização, mas também nas experiências profissionais vividas anteriormente, culminando esta dissertação num relatório. Nesta dissertação descreveram-se os conceitos fundamentais para o entendimento do som aplicado à concretização de trabalhos de design sonoro, assim como o trabalho do designer e os seus objetivos. Através da recolha de fundamentos teóricos e factos relatados pelos entrevistados, avaliaram-se conceitos que permitem melhorar o desempenho das funções enquanto profissional do som e também o entendimento e comunicação para com os realizadores e produtores. Para a realização desta investigação utilizou-se uma metodologia qualitativa baseada na investigação bibliográfica, na realização de um estágio extracurricular num estúdio de pós- produção de som e na concretização de duas entrevistas com profissionais da área. Com base nos dados recolhidos, assim como na aprendizagem decorrida no curso da investigação, realizou-se um projeto composto por três conteúdos audiovisuais sonorizados, cada um deles com o intuito específico de demonstrar ou comprovar as hipóteses iniciais baseadas na premissa: de que forma é que o som influencia a experiência de um espetador? Foi possível verificar a influência do som no que respeita à experiência e à perceção do espetador durante o visionamento de um conteúdo audiovisual.It’s increasingly important that sound and image cross their paths; sound shouldn’t be seen as an auxiliary science, on the contrary should be a structural part of the production of audiovisual content. The main object of study of this thesis is the issue of sound and its importance for perception and spectator experience. The realization of this research was mainly based on my academic and professional experience acquired not only during the course of its realization, but also in previous professional experiences, leading this dissertation into a report. In this dissertation were described the fundamental concepts for the understanding of sound when applied to the realization of sound design works, as well as the sound designer’s methodology and its objectives. By collecting theoretical elements and facts reported by the subjects interviewed, were evaluated concepts that allow improving the performance of tasks as a sound professional as well as the understanding and communication towards the directors and producers. To carry out this research was used a qualitative methodology based on bibliographic research, in undertaking an extracurricular internship in a sound post-production studio and in the realization of two interviews professionals in the field. Based on the data collected, as well as in the knowledge obtained in the course of the investigation, a project was held consisting of three sonorisations of audiovisual content, each of them with the specific purpose of demonstrating or proving the initial hypotheses based on the premise: how is the sound influencing the experience of the spectator? It was possible to verify the influence of the sound as regards to the experience and perception of the spectator in the viewing of an audiovisual content.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIAAUDIOVISUALCOMUNICAÇÃO AUDIOVISUALPSICOACÚSTICASOMPÚBLICOPRODUÇÃO ÁUDIOPÓS-PRODUÇÃO ÁUDIOAUDIOVISUALAUDIOVISUAL COMMUNICATIONSOUNDAUDIO PRODUCTIONPUBLICAUDIO POST PRODUCTIONPSYCHOACOUSTICSPós-produção de áudio: a influência do som na experiência do espetadormasterThesis201326850