Sá, Adriana de Almeida P. V. de, orient.Louro, Ivo Miguel da Silva2023-03-202023-03-202022http://hdl.handle.net/10437/13709Orientação: Adriana de Almeida P. V. de SáComo pode a poluição atmosférica, enquanto fenómeno ambiental, e os sensores de qualidade do ar, enquanto tecnologias de deteção, influenciar a criação de diferentes, ou mesmo novos, instrumentos sonoros? Esta questão mobiliza a presente tese de mestrado em torno de uma reflexão teórica e prática sobre as implicações técnicas, estéticas e sociopolíticas da criação de instrumentos musicais que sonificam os dados da poluição do ar e outros parâmetros atmosféricos. Seguindo a metodologia da "practice-based research", documento a construção e exposição de dois instrumentos baseados em sensores de qualidade do ar, Atmosmancer, versão móvel e versão instalação, e e Weather-World Harps. Teoricamente, contextualizo este processo em torno de três temas principais: sonificação artística ecológica; construção e fenomenologia de instrumentos musicais digitais, e atmosferas meteorológico-afetivas. Concluo discutindo o potencial expressivo e imaginativo da poluição do ar, sensores de qualidade do ar, e sonificação para a arte sonora ecológica. Ao proporcionar diferentes encontros e relações fenomenológicas com o atmosférico, acredito que estes instrumentos fazem o que Derek McCormack chama de "coisas atmosféricas", ou seja, tornam palpável a afetividade-materialidade do ar. Com tais qualidades, penso que artistas, cidadãos-cientistas e educadores podem utilizar instrumentos de sonificação semelhantes para promover consciência ambiental da poluição atmosférica e de outros problemas ecológicos. Palavras-chave: Sonificação, Arte Sonora Ecológica, Sonificação de Poluição do Ar, Novos-Interfaces de Expressão Musical, AtmosferasHow can air pollution, as an environmental phenomenon, and air quality sensors, as sensing technologies, influence the creation of different, or even new, sound instruments? This question mobilizes the present master thesis around a theoretical and practical reflection on the technical, aesthetic, and socio-political implications of creating musical instruments that sonify data from air pollution and other atmospheric parameters. Following the "practice-based research" methodology, I document the construction and exhibition of two air quality sensor-based instruments: Atmosmancer — in mobile and installation forms — and Weather-World Harps. Theoretically I contextualize this process around three main themes: artistic ecological sonification; construction and phenomenology of digital musical instruments, and meteorological-affective atmospheres. I conclude by discussing the expressive and imaginative potential of air pollution, air quality sensors, and sonification for ecological sound art. By providing different encounters and phenomenological relations with the atmospheric, I believe these instruments do what Derek McCormack calls "atmospheric things," i.e., they make the affectivity-materiality of the air palpable. With such qualities, I think artists, citizen scientists, and educators can use similar sonification instruments to create a more significant environmental and political awareness of air pollution and other ecological problems. Keywords: Sonification, Ecological Sound Art, Air Pollution Sonification, New-Interfaces for Musical Expression, Atmospheresapplication/pdfopenAccessMESTRADO EM PRODUÇÃO E TECNOLOGIAS DO SOMSOUND TECHNOLOGIESAIR POLLUTIONMUSICAL INSTRUMENTSTECNOLOGIAS DO SOMPOLUIÇÃO ATMOSFÉRICAINSTRUMENTOS MUSICAISEXPRESSÃO MUSICALMUSICAL EXPRESSIONAtmosmancer e weather-world harps sonificações e encontros instrumentais com a poluição do ar e o atmosféricomasterThesis203246241