Costa, Maria da Conceição Gonçalves, orient.Coelho, Nuno Alexandre Ferreira Pinheiro2017-11-212017-11-212016http://hdl.handle.net/10437/8275Orientação: Maria da Conceição Gonçalves CostaO presente relatório dá conta dos resultados da investigação que procurou estudar o contributo do uso do Facebook e Instagram em contexto escolar, junto de duas turmas da disciplina de Desenho A, do ensino secundário no ano letivo 2015/2016. O conhecimento prévio de que os alunos eram membros destas redes sociais para comunicação e lazer e as características das redes sociais foram dois fatores decisivos para a presente investigação. O trabalho enquadra a utilização das plataformas sociais do Facebook e Instagram em contexto escolar artístico, através do estado da arte do uso das redes sociais pelos jovens, bem como das redes sociais de trabalho, para as aprendizagens formais e informais do desenho. O processo da investigação configura um estudo de caso, combinando-se a observação participante com um questionário que procura averiguar a perspetiva dos alunos sobre a importância das redes sociais no seu processo de aprendizagem. Com as observações, intervenções, comportamentos e participações dos alunos damos conta da importância destas redes na cultura destes jovens, na aprendizagem do grupo de pares, e na apropriação de conhecimentos no processo ensino-aprendizagem. Como principal resultado da importância do Facebook e Instagram no ensino de Desenho e artes em geral, esta investigação mostra que o acesso a obras de artistas, cujo trabalho não está disponível em recursos educativos tradicionais é uma das mais valias, bem como o incentivo nos alunos a uma cultura de partilha e crítica do trabalho dos pares. O acesso às redes sociais pode ser um aliado da intermediação pedagógica que torna possível ao aluno desenvolver competências, aumentar o contacto com outros contextos socioculturais e desenvolver o seu sentido crítico.The present report describes a research conducted at Ermesinde’s Secondary School which sought to study Facebook and Instagram use in a high school context, in the academic year 2015/2016 and having two drawing course groups as a sample. The prior knowledge that students were actively members of these social networks, as well social networks’ affordances for collaboration and visual communication were two decisive factors for this research. The present research frames the use of Facebook and Instagram social networks in the state of art of commercial social networks and educational ones in the teaching of arts, in formal and informal education. The research was carried out by an ethnographic approach combined with a questionnaire and the participant’s observation. The study’s goal was the understanding of student’s perspective regarding the importance of social networks in their learning process. Throughout observations, inquiries and students behaviours and participation, the results of this research show that Facebook and Instagram have affordances to drawing and arts’ classes mainly in terms of students access to artists’ work that is not easily accessible at schools. Access to social networks can become a strong ally to pedagogical intermediation enabling students to develop skills, increase the contact with other sociocultural backgrounds, contributing as well to their critical thinking development.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISENSINO SECUNDÁRIOREDES SOCIAISENSINODESENHOFACEBOOKINSTAGRAMVISUAL ARTS TEACHINGSECONDARY EDUCATIONSOCIAL NETWORKSTEACHINGDRAWINGFACEBOOKINSTAGRAMO impacto do uso das redes sociais no ensino de desenhomasterThesis201756005