Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.Simão, Maria Manuela Machado2015-03-272015-03-272012http://hdl.handle.net/10437/6205Orientação: Fernanda Maria Veiga GomesSão diversos os estudos que referem as vantagens da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, mencionam a apetência dos alunos pela sua utilização e a contribuição para o desenvolvimento de competências. Esta investigação ambiciona compreender os motivos que levam à reduzida utilização das TIC no ensino e na aprendizagem da História e Geografia, apesar das orientações do Ministério da Educação para o desenvolvimento destas competências e do interesse dos alunos. O estudo adota uma metodologia descritiva e interpretativa, tendo como instrumentos de aquisição de informação dois questionários submetidos a professores, de História e Geografia, e a alunos do 7º e 12º anos de escolaridade. Os principais resultados do estudo mostram que alunos e professores utilizam as TIC em contextos informais, contudo, esta utilização é pouco promovida em contextos formais de aprendizagem, onde continua a predominar o uso de recursos e métodos tradicionais. Este estudo mostra também que a utilização das TIC em contextos formais de aprendizagem é pouco diversificada e que existe um maior domínio das TIC-web 2.0 pelos alunos face aos professores. Apesar da reduzida utilização das TIC em sala de aula, quer professores quer alunos assumem as suas potencialidades para o ensino.Information and Communication Technologies (ICT’s) are recognized as very useful tools for the teaching-learning process. Students are known to have a general ability to use this tools which contributes to developing and improving their learning skills. This investigation aims to understand the major factors behind the observed reduced use of ICT’s in the History and Geography 7th and 12th grade classes, in spite of the major directives of the Education Ministry for the use of ICT’s in classes and of the expressed students interest. The empirical study is based on descriptive and interpretative methodologies, meaning that information is acquired using questionnaire techniques. Two questionnaires were applied to History and Geography teachers and to their respective 7th and 12th grade students. Results show that both learning process actors use ITC’s actively in informal contexts. Nevertheless, results point out the lack of investment in the effective use of ITC’s in the formal learning contexts and environments where traditional approaches are still used, implying traditional learning resources and methodologies. The lack of ICT’s diversity used in the formal learning contexts is also a major conclusion of this study, which points to a better preparedness of the students, regarding the use of the ICT’s-web 2.0, when compared to their teachers.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOMESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIOPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOCONSTRUTIVISMOENSINO DA HISTÓRIAENSINO DE GEOGRAFIAEDUCATIONTEACHING-LEARNING PROCESSINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESCONSTRUCTIVISMHISTORY TEACHINGGEOGRAPHY TEACHINGAs tecnologias de informação e comunicação no ensino e aprendizagem da história e geografia: uma perspetiva dos professores e alunos do 7º e 12º anos de escolaridademasterThesis