Stefanini, JaquelineCavalin, LucianaSilva, DéboraCamargo, NatáliaSani, AnaScherer, EdsonScherer, Zeyne2020Stefanini , J , Cavalin , L , Silva , D , Camargo , N , Sani , A , Scherer , E & Scherer , Z 2020 , ' Avaliação do meio escolar: percepções dos profissionais de uma escola pública do interior de São Paulo ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoEste estudo objetivou conhecer a percepção dos profissionais de uma escola da rede pública estadual de educação básica do interior do Estado de São Paulo, sobre o meio escolar onde desempenham suas funções. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, em que os dados foram coletados a partir de um questionário, numa amostra de 21 profissionais, com idades entre 20 e 60 anos. Os resultados mostram que apesar da percepção positiva em relação a estrutura física da escola, há falta de recursos financeiro que afetam o seu funcionamento. O envolvimento dos pais é negativo e existem comportamentos problemáticos na escola que exigem o envolvimento de todos os atores escolares e equipe multidisciplinar para melhorar o sistema disciplinar da escola. Conclui-se que a avaliação do meio escolar pode contribuir para o desenvolvimento de ações intersetoriais, tendo como propósito a prevenção e enfrentamento dos comportamentos problemáticos dos estudantes e a violência.This study aimed to know the perception of the professionals of a school in the state public basic education network in the interior of the State of São Paulo, about the school environment in which they perform their functions. This is a qualitative, exploratory and descriptive study, in which the data were collected from a questionnaire in a sample of 21 professionals, aged between 20 and 60 years. The results show that despite the positive perception regarding the physical structure of the school, there is a lack of financial resources that affect its functioning. Parent involvement is negative and there are problematic behaviors at school that require the involvement of all school actors and multidisciplinary team to improve the school’s disciplinary system. It is concluded that the evaluation of the school environment can contribute to the development of intersectoral actions, with the purpose of preventing and coping with students’ problematic behaviors and violence.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOAVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃOCOMPORTAMENTOALUNOSBRASILSÃO PAULOEDUCATIONEDUCATIONAL ASSESSMENTBEHAVIOURSTUDENTSBRAZILAvaliação do meio escolar: percepções dos profissionais de uma escola pública do interior de São Pauloarticle