Mota, MarinaSá, Cristina ManuelaGuerra, Cecília2021-07Mota, M, Sá, C M & Guerra, C 2021, 'A banda desenhada na comunicação e educação em ciência : uma revisão sistemática da literatura', Revista Lusófona de Educação, vol. 51, no. 51, pp. 99-119. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle51.071645-7250O presente artigo consiste numa revisão sistemática da literatura sobre a utilização da banda desenhada como recurso na comunicação e educação em ciência. Tem como objetivo analisar e perceber como os estudos utilizaram a banda desenhada como recurso didático para comunicar ciência e como esta utilização está relacionada com o desenvolvimento da aprendizagem. A questão de partida é “Qual o potencial da banda desenhada na comunicação e educação em ciência?”. Serão selecionados artigos publicados em revistas indexadas nos últimos 20 anos, em inglês, português e espanhol, cujo foco seja a aplicação da banda desenhada (de temática científica) em contexto de comunicação e/ou educação em ciência. As bases de dados utilizadas foram a Scopus e a Web of Science. Através da leitura dos resumos, foram excluídos trabalhos de fonte secundária, ou seja, que resumem, interpretam ou avaliam os textos das fontes primárias ou os que não se focam na aplicação da banda desenhada em contexto de comunicação de ciência ou educação em ciência. Conclui-se que a banda desenhada de temática científica é tão ou até mais eficaz do que um recurso didático tradicional e gera maior engajamento, na medida em que os alunos passam a se interessar em ler mais sobre o tema.This article consists of a systematic literature review of the use of comics as a resource in science education and communication. It aims to analyze and understand how studies have used comics as a didactic resource to communicate science and how this use is related to the development of learning. The starting question is “What is the potential of comics in science communication and education?”. Articles published in journals in the last 20 years, in English, Portuguese and Spanish, with a focus on the application of comics (with a scientific theme) in the context of science communication and/or science education, will be selected. The databases used were Scopus and Web of Science. By reading the abstracts, works from secondary sources were excluded, that is, works that summarize, interpret or evaluate texts from primary sources or those that do not focus on the application of comics in the context of science communication or science education. We conclude that the scientific-themed comic is as or even more effective than a traditional didactic resource and generates greater engagement as students become interested in reading more about the topic.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOBANDA DESENHADACOMUNICAÇÃOENSINO DAS CIÊNCIASEDUCATIONCOMICSCOMMUNICATIONSCIENCE TEACHINGA banda desenhada na comunicação e educação em ciência : uma revisão sistemática da literaturaComics in Science Communication and Educationa systematic literature reviewarticlehttps://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle51.07https://www.scopus.com/pages/publications/85111028472