Martins, Margarida Ayres2002Martins , M A 2002 , ' Sobre o poder da imagem nas organizações ' , Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura .1645-2585Caleidoscópio : Revista de Comunicação e CulturaNas sociedades de informação, a imagem é objecto de interesse e investimento progressiva - mente maiores no planeamento e desenvolvimento estratégico das Organizações, devido ao poder que possui de interferir no comportamento dos consumidores. O poder da imagem “produz” a legitimação do poder da Organização orientando, pelo simbólico/imaginário, o comportamento dos consumidores. A correlação entre o poder que tem a imagem de representar, para os consumidores, o poder de resposta da Organização às necessidades, desejos e vontades, permite, por sua vez, entender a forte relação entre imagem e estratégias da Organização. Assim, o investimento em imagem equivale e representa um investimento em poder.In the societies of information, the image has become, more and more, an object of a progressive and growing interest and investment in the planning and in the strategical development of the Organizations, due to the power it has to interfere in the behaviour of the consumers. The power of the image “produces” the legitimation of the power of the Organization, guiding, through the symbolic/imaginary, the behaviour of the consumers. The correlation between the power that the image has to represent to the consumers the power of the answer of the Organization to their needs, desires and wishes, allows us, on the other hand, to understand the strong relation between the image and the strategies of the Organization. Therefore, the investment in image represents and it is equivalent to an investment in power itself.application/pdfporopenAccessCOMUNICAÇÃOSOCIOLOGIA ORGANIZACIONALCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALMUDANÇA ORGANIZACIONALCOMMUNICATIONSOCIOLOGY OF ORGANIZATIONSORGANIZATIONAL CHANGEORGANIZATIONAL COMMUNICATIONSobre o poder da imagem nas organizaçõesarticle