Pinto, Fernanda2015-06-302015-06-3020112182-1534http://hdl.handle.net/10437/6376Pretende-se com esta reflexão acrescentar um olhar sobre o conceito de diferenciação pedagógica enquanto instrumento que pode permitir uma maior equidade no âmbito das aprendizagens. Assim se procura achar e fundamentar pontos de vista enriquecedores e estruturantes para a compreensão deste conceito. O recurso à diferenciação pedagógica permite repensar as desigualdades educativas e tentar ultrapassá-las, obviamente com a consciência de que existe um conjunto de variáveis externas à escola as quais geram profundas desigualdades sociais que tornam mais difícil a simetria do sucesso educativo.Sabemos hoje que a escola não pode resolver, só por si, a problemática das desigualdades (Relatório Mundial da Educação, 1998). Pode no entanto, no âmbito das suas funções, trabalhar para que estas sejam cada vez menos acentuadas (Delors,1996).application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCATIONDIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICAPEDAGOGICAL DIFFERENTIATIONDESIGUALDADES SOCIAISSOCIAL INEQUALITIESDiferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivoarticle