Turisco, Fabiane Luisi2025-06-232025-06-232025http://hdl.handle.net/10437/15395A presente investigação doutoral analisa o programa Cadeia de Favores-Missão ao Espaço, exibido pelo CQC (Custe o que Custar) (TV Bandeirantes, Brasil, 2014), realizado em torno da angariação de doadores para a construção de um Telecentro e uma biblioteca, na escola carenciada de uma comunidade escolar ribeirinha marajoara, na Amazónia. Considerando que o programa se enquadrou num formato de infoentretenimento, interferindo e impactando na vida quotidiana dessa comunidade, a investigação foi realizada segundo 3 objetivos: analisar a constituição de um Acontecimento mediático; identificar os efeitos e as consequências decorridas a partir da participação comunitária, sob a perspetiva de uma Experiência pública; e explorar se a experiência e os resultados deste acontecimento, se constituíram como um fator de desenvolvimento, sob a ótica da Comunicação para o Desenvolvimento e para a Mudança Social. A Análise Temática foi escolhida como metodologia qualitativa para examinar as perceções dos 30 entrevistados que participaram deste processo. Dez anos mais tarde, o resultado da análise permitiu a construção, o teste, e a resposta a uma hipótese final visando examinar em que medida o Acontecimento mediático e a Experiência pública, podem ou não constituir uma ferramenta com o potencial para a transformação social e o desenvolvimento de comunidades subalternas. Palavras-chave: Acontecimento mediático; Experiência pública; Comunicação para o Desenvolvimento e Mudança Social; Ilha do Marajó-Amazónia; CQC (Custe o que Custar).This doctoral research analyses a television programme entitled Cadeia de Favores – Missão ao Espaço (Chain of Favours – Mission to Space), aired by CQC (Custe o que Custar/Whatever it Takes) (TV Bandeirantes, Brazil, 2014) and produced with the intent of raising money to build a telecentre and a library for an underprivileged Marajoara riverside school community in the Amazon region. Considering that the programme was in an infotainment format, interfering and impacting the daily life of this community, the research was carried out with 3 objectives: to analyse the constitution of a media Event; to identify the effects and consequences of community engagement from a Public experience perspective; and explore whether the experience and the results of this event constituted a development factor from a Communication for Development and Social Change viewpoint. Thematic Analysis was the qualitative methodology used to examine the perceptions of the thirty interviewees who participated in this process. Ten years later, the result of such analysis, in addition allowing for the construction and testing of the final hypothesis, also aimed to examine the extent to which the Media event and the Public experience – may or may not be used as a tool that could potentially change social transformation and the development of subaltern communities. Key words: media Event; public Experience; Communication for Development and Social Change; Marajo Island - Amazon; CQC (Custe o que Custar/Whatever it Takes).application/pdfporopenAccessCOMMUNICATIONTELEVISION PROGRAMMESSOCIAL CHANGESMEDIA EVENTSACTIVISMBRAZILDOUTORAMENTO EM COMUNICAÇÃO E ATIVISMOSCOMUNICAÇÃOPROGRAMAS TELEVISIVOSMUDANÇAS SOCIAISEVENTOS MEDIÁTICOSATIVISMOBRASILAcontecimento mediático e experiência pública : o caso Cadeia de FavoresdoctoralThesis101789270