Sousa, Luís de, orient.Teixeira, Patrícia Jesus Gomes2012-04-242012-04-242012http://hdl.handle.net/10437/2331Orientação: Luís de SousaA inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais, mais propriamente com Distúrbio Hiperativo e Défice de Atenção em turmas regulares é sempre um tema bastante delicado para os professores. São, contudo, amplamente conhecidas as vantagens da sua inclusão em turmas dessa natureza. Um modelo educacional que contemple esta mesma inclusão será, na nossa ótica, um modelo que tende a ter sucesso para os referidos alunos. Neste sentido, saber a opinião dos professores referente ao processo de inclusão de alunos com DHDA foi o grande objetivo para a nossa investigação. A amostra foi constituída por 50 professores dos diferentes níveis de ensino e pertencentes a três escolas do Agrupamento de Escolas de Caneças. Utilizámos um questionário como instrumento para aferir os dados e concluímos, neste estudo que: - a maior parte dos inquiridos estão familiarizados com o conceito de DHDA; - existe uma certa unanimidade a favor da inclusão dos alunos com DHDA, por parte dos professores; - a experiência profissional interfere diretamente na forma de os professores lidarem com a inclusão de alunos com DHDA nas suas turmas. Sabemos, que há ainda um longo caminho a percorrer para que o processo de inclusão dos alunos seja uma realidade. Uma escola que proporcione igualdade de oportunidades e que não discrimine quem é diferente, é uma escola inclusiva.The inclusion of pupils with Special Education Needs, more exactly with Hyperactive Disorder and Attention Deficit (ahead, DHDA) in regular groups is always a delicate subject for teachers. There are, however, widely known advantages of their integration in groups of this nature. An educational model that contemplates this same integration will be, in our opinion, a model that can be successful for those pupils. Therefore, to know the opinion of the teachers about the inclusion of pupils with DHDA, was the great objective of our inquiry. The sample was constituted by 50 teachers of the different levels of education of 3 schools in Caneças. We used a questionnaire as an instrument to survey the data and we concluded that: - Most of the inquired is familiar to the DHDA concept. - There is certain unanimity in favor of the inclusion of the pupils with DHDA on the part of the teachers. - The professional experience is very important when leading with pupils with DHDA. We know that there is still a long way to go before the process of inclusion of the pupils takes place. A school that provides equality of chances and that it does not discriminate who is different is an inclusive school.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALHIPERATIVIDADE INFANTILEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONCHILD HYPERACTIVITYMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESINCLUSÃO ESCOLARSCHOOL INCLUSIONDISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADEATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDERSabes? Juntos aprendemos melhor : a atitude dos docentes face à inclusão de alunos com distúrbio hiperativo com défice de atençãomasterThesis