Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Cidade do México, 19842013Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) , C D M 2013 , ' La crítica de la pedagogía domesticante : un dialogo con Paulo Freire ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoOs extratos de texto que seguem foram extraídos de uma edição facsimilada, em castelhano, que resultou das transcrições dos debates realizados nas dependências da Universidad Nacional Autónoma de México e que reuniu diversos intelectuais desta Instituição para um diálogo com o educador Paulo Regus Neves Freire. Tratava-se de um trabalho preparado para publicação pela Editora Siglo XXI, mas que não ocorreu. Tempos depois, em 1994, a tradução desses mesmos debates para a língua inglesa foi realizada por Peter McLaren e publicada pela State University of New York. Na ocasião, Freire foi inquirido e debateu com professores pertencentes aos diversos institutos acadêmicos daquela instituição mexicana. O debate percorreu os temas mais diversos referidos à educação superior, bem como demarcou a potência da visão educativa de Freire e a consistência político-pedagógica de seus conceitos e de sua concepção de educação. Trata-se de um dos poucos textos em que o patrono da educação brasileira teve a oportunidade de aplicar suas ideias ao contexto universitário. Este documento histórico tem animado pesquisadores de diversos países a promoverem pesquisas, estudos e debates que têm a perspectiva freiriana como mote principal.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃODEBATESFREIRE, PAULOEDUCATIONDEBATESLa crítica de la pedagogía domesticante : un dialogo con Paulo Freirearticle