Antunes, Roque Rodrigues, orient.Fernandes, Ana Cristina Bento2014-06-052014-06-052013http://hdl.handle.net/10437/4899Orientação: Roque Rodrigues AntunesO trabalho colaborativo/interpares é tido como uma estratégia promotora do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. É um processo com dimensões individuais e coletivas que se deve materializar dentro da instituição. Urge uma cultura colaborativa no seio dos departamentos curriculares que influencie o saber, mas também as capacidades e vivências individuais. O interesse pelo tema partiu do nosso contexto profissional e resulta da constatação da escassez de trabalho colaborativo/interpares no grupo disciplinar de física e química. Assim, este estudo foi orientado a partir da seguinte questão: como implementar o trabalho colaborativo/interpares no grupo de recrutamento de física e química no sentido do desenvolvimento pessoal e profissional destes docentes? A literatura referente à colaboração interpares e ao desenvolvimento profissional docente advoga que o professor deve usufruir de momentos de autoconhecimento e de autoavaliação através da análise, partilha e reflexão dos seus sucessos, insucessos e ou aspetos menos conseguidos. Assim sendo, o trabalho colaborativo/interpares revela-se como um meio de melhorar e tornar mais eficaz o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes em geral e do professor de física e química em especial. É neste contexto que se propõe um projeto de formação centrado no agrupamento de escola, através da efetivação de uma oficina de formação sustentada na prática dos envolvidos e nos problemas reais do cenário do agrupamento, materializada através do trabalho em equipa, análise, partilha e reflexão. Há grandes expectativas, depois de auscultados os professores do grupo disciplinar de física e química, na realização desta formação e nos resultados que ela trará ao grupo de disciplinar e aos professores do agrupamento que nela participarem. Assim sendo, pretendemos reunir as condições conducentes à criação e sustentabilidade do desenvolvimento de uma cultura colaborativa/interpares e, desta forma promover o desenvolvimento pessoal e profissional do professor.Collaborative work/peer is seen as a strategy of promoting personal and professional development of the teacher. It is a process with individual and collective dimensions that should materialize within the institution. Urge a collaborative culture within the curriculum departments to influence the knowledge, but also the individual skills and experiences. The interest in the topic came from our professional context and stems from the lack of collaborative / peer work in the disciplinary group of physics and chemistry. Thus, this study was guided from the following question: how to implement collaborative/peer group work in recruitment of physics and chemistry at the personal and professional development of these teachers? The literature on peer collaboration and teacher professional development advocates that teachers should enjoy moments of self-awareness and self-assessment through analysis, reflection and sharing their successes, failures and aspects or less successful. Thus, collaborative work/peer is revealed as a means to improve and make more effective personal and professional development of teachers in general and professor of physics and chemistry in particular. It is in this context that proposes a project focused on group training school, through execution of a workshop held in the practice of training involved and the real problems of clustering scenario materialized through teamwork, analysis, sharing and reflection. There are great expectations after listens teachers disciplinary group of physics and chemistry, in conducting this training and the results it will bring to the group and to discipline teachers who took part in the group. Therefore, we intend to meet the conditions conducive to the creation and sustainability of the development of a collaborative/peer culture and thereby promote the development of the person and professional teacher.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCATIONPROFESSORESTEACHERSFORMAÇÃO DE PROFESSORESTEACHERS EDUCATIONENSINO DA FÍSICAPHYSICS TEACHINGENSINO DA QUÍMICACHEMISTRY TEACHINGMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESTrabalho Colaborativo/Interpares e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Física e QuímicamasterThesis201276569