Veríssimo, Maria Helena Oliveira Ângelo, orient.Perfeito, Pedro Miguel Duarte2015-01-222015-01-222014http://hdl.handle.net/10437/5926Orientação: Maria Helena Oliveira Ângelo VeríssimoO presente trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do método coaching em contexto de ensino, ao longo do estágio pedagógico numa turma de Geografia de 8º ano, do ensino básico. Pretende-se perceber se as estratégias escolhidas contribuem ou não para uma maior consciencialização, responsabilização e autonomia por parte do aluno em relação ao saber. A adoção de uma estratégia coaching pressupõe modificar métodos de trabalho no professor, contribuindo para o sucesso dos processos de aprendizagem, e possibilitando uma maior intervenção dos alunos na identificação das suas dificuldades. Assim, definiu-se como questão de partida: «Em que medida o método coaching contribui para o processo de aprendizagem dos alunos na disciplina de Geografia?» De forma a dar resposta à questão, o trabalho apresenta uma fase do processo metodológico seguido, as seis fases correspondentes à estratégia coaching adotada e a fase de análise dos guiões e fichas utilizadas. Através da interpretação dos gráficos de respostas conclui-se que houve aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina através da aplicação do método coachingThis paper aims to present the application of the method in the context of coaching education throughout the teaching practice in a classroom of Geography 8th year of primary education. Aim to understand whether the chosen strategies or do not contribute to greater awareness, accountability and autonomy of the student in relation to knowledge. Adopting a coaching strategy assumes modify working methods in the teacher, contributing to the success of learning processes, and enabling a greater involvement of students in identifying their difficulties. Thus, it was defined as initial question : " To what extent the coaching method contributes to the learning process of students » In order to answer the question , the paper presents a phase of the methodological process followed , the six phases corresponding to coaching strategy adopted and the analysis phase of the scripts and tokens used . Through the interpretation of graphs of responses we conclude that there was learning of syllabus content through the application of the coaching method .application/pdfporclosedAccessEDUCAÇÃOMESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE GEOGRAFIAMÉTODOS DE ENSINOMÉTODOS DE APRENDIZAGEMCOACHINGESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEMSUCESSO ESCOLAREDUCATIONGEOGRAPHY TEACHINGTEACHING METHODSLEARNING METHODSCOACHINGLEARNING STRATEGIESSCHOOL SUCCESSO método de coaching no ensino e aprendizagem da geografia: uma proposta de intervenção numa turma de 8º anomasterThesis201270110