Bruno, Maria Cristina Oliveira, orient.Carvalho, Maria Leonor Domingues Antunes Ferreira de2011-07-142011-07-142011http://hdl.handle.net/10437/1318Orientação: Maria Cristina Oliveira Bruno ; co-orientação: Judite Santos PrimoAnalisando o actual contexto do Ensino Básico na perspectiva da docência da História, o presente trabalho problematiza a contribuição da disciplina para a formação dos cidadãos. Estruturado a partir da análise das sintonias existentes entre a Educação, a História e a Museologia, relativamente a conceitos-chave como o Património Cultural e as suas formas de abordagem, a investigação propõe uma perspectiva museológica sobre o actual currículo da disciplina de História. Aplicando metodologias e conceitos desenvolvidos na Museologia, a proposta curricular estrutura-se a partir das componentes locais e regionais do currículo (na óptica da História) da região específica de Alcobaça. Centrado na aplicação da relação entre o Ensino da História por competências e o desenvolvimento da Consciência Histórica, num espaço concreto, este trabalho constrói uma proposta visando contribuir para os debates existentes e necessários no contexto da relação entre os saberes da escolaridade e as práticas de Cidadania, designadamente a contribuição activa dos indivíduos para o desenvolvimento da(s) comunidade(s).This research arises the problem of Compulsory Highschool from the perspective of teaching History, that matters the contribution to the Education of Citizenship. Structured from the analyses of the agreements between Education, History and Museology, concerning concepts like Cultural Heritage and its forms of communication, this research makes a proposition based on a museological perspective applied to History curriculum. This curricular approach is anchored in local and regional components of curriculum (from the historical view point) to Alcobaça and its region. Focused on the exercise of a relationship between Teaching History by skills development and the bringing up of an Historical Consciousness in a specific territory, this research builds a curricular proposition aiming to contributing to the discussions (current and necessaries) in the context of the connections between school acknowledgments and citizenship practices, specially the individual’s active engagement in communities development.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOHISTÓRIAMUSEOLOGIADIDÁTICA DA HISTÓRIAPATRIMÓNIO CULTURALCURRÍCULOS ESCOLARESPORTUGALENSINO BÁSICOEDUCATIONHISTORYMUSEOLOGYHISTORY DIDACTICSCULTURAL HERITAGESCHOOL CURRICULASECONDARY EDUCATIONDOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃOENSINO DA HISTÓRIAHISTORY TEACHINGENSINO BÁSICO 3º CICLO«Estudar história com os pés na terra»: uma perspectiva museológica aplicada ao currículo da história no 3º ciclo do Ensino Básico: o caso de AlcobaçadoctoralThesis101213913