Cunha, Licínio2012-03-202012-03-202011-07http://hdl.handle.net/10437/1890Os destinos turísticos maduros caracterizam-se pela redução da sua capacidade para garantir satisfação aos consumidores, declínio das taxas de crescimento dos fluxos turísticos, degradação da imagem e perda de competitividade. Nesta fase necessitam de proceder à sua renovação ou rejuvenescimento através de novos factores de competitividade. Entre eles incluem-se a autenticidade transformada, em factor de atracção (push-factor), e a inovação. Neste trabalho identificam-se as várias correntes relativas à análise da autenticidade e as categorias de inovação no processo de renovação dos destinos, concluindo que ambas fazem parte de um processo contínuo que deve constituir uma centralidade das políticas turísticas.application/pdfporopenAccessTURISMODESTINOS TURÍSTICOSMARKETING TURÍSTICOINOVAÇÃOCOMPETITIVIDADEAUTENTICIDADEGESTÃO TURÍSTICATOURISMTOURIST DESTINATIONSTOURISM MARKETINGINNOVATIONCOMPETITIVENESSAUTHENTICITYTOURISM MANAGEMENTAutenticidade e inovação: factores de renovação dos destinos turísticos madurosarticle