Cunha, Licínio2011-07Cunha , L 2011 , ' Autenticidade e inovação: factores de renovação dos destinos turísticos maduros ' , Default journal .1646-3730Os destinos turísticos maduros caracterizam-se pela redução da sua capacidade para garantir satisfação aos consumidores, declínio das taxas de crescimento dos fluxos turísticos, degradação da imagem e perda de competitividade. Nesta fase necessitam de proceder à sua renovação ou rejuvenescimento através de novos factores de competitividade. Entre eles incluem-se a autenticidade transformada, em factor de atracção (push-factor), e a inovação. Neste trabalho identificam-se as várias correntes relativas à análise da autenticidade e as categorias de inovação no processo de renovação dos destinos, concluindo que ambas fazem parte de um processo contínuo que deve constituir uma centralidade das políticas turísticas.application/pdfporopenAccessCOMPETITIVIDADEAUTENTICIDADETURISMODESTINOS TURÍSTICOSMARKETING TURÍSTICOINOVAÇÃOGESTÃO TURÍSTICATOURISMTOURIST DESTINATIONSTOURISM MARKETINGINNOVATIONCOMPETITIVENESSAUTHENTICITYTOURISM MANAGEMENTAutenticidade e inovação: factores de renovação dos destinos turísticos madurosarticle