Imaginário, SusanaJesus, Saul Neves deMorais, FátimaFernandes, CatarinaSantos, RitaSantos, JoanaAzevedo, Ivete2014Imaginário, S, Jesus, S N D, Morais, F, Fernandes, C, Santos, R, Santos, J & Azevedo, I 2014, 'Motivação para a Aprendizagem Escolar : adaptação de um Instrumento de Avaliação para o Contexto Português', Revista Lusófona de Educação.1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoEstar motivado para a aprendizagem escolar é fundamental para que os alunos obtenham bons resultados académicos e para assegurar uma diminuição das taxas de indisciplina e de abandono escolar. Através de uma revisão da literatura procuramos identificar os instrumentos existentes que avaliem este construto e que se encontrem validados para português. Siqueira e Wechsler (2006) desenvolveram a “Escala de Motivação para a Aprendizagem Escolar”, um instrumento utilizado na população estudantil brasileira, mas que apresenta alguns fatores com baixos indicadores de consistência interna. Neste estudo procuramos adaptar esta escala para o contexto português recorrendo a uma amostra de 791 alunos de diferentes níveis de ensino. Obtivemos uma medida unidimensional constituída por 14 itens, com um coeficiente alfa de .820 e uma correlação teste-reteste de .602, constituindo-se como um bom instrumento para avaliar este conceito e ultrapassando os problemas encontrados no estudo realizado no Brasil.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOMOTIVAÇÃOAPRENDIZAGEM ESCOLARESCALASAVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃOEDUCATIONMOTIVATIONSCHOOL LEARNINGSCALESEDUCATIONAL ASSESSMENTMotivação para a Aprendizagem Escolar : adaptação de um Instrumento de Avaliação para o Contexto Portuguêsarticlehttps://www.scopus.com/pages/publications/84923421599