Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.Sousa, Maria Manuela da Silva de2013-02-252013-02-252012http://hdl.handle.net/10437/3252Orientação: Jorge SerranoEste estudo etnográfico refere-se à “Inclusão de um aluno com Hiperatividade e Défice de Atenção: A Perceção dos Pares”. A abordagem deste tema prende-se com o facto de a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção ser uma problemática cada vez mais notória no dia-a-dia de uma sala de aula. Este trabalho tem como objetivo aprofundar o conhecimento de uma temática que afeta cada vez mais crianças em contexto escolar, no sentido de as ajudar a ultrapassar e a lidar com este tipo de desordem. Por outro lado, pretende-se mostrar que, quando há uma boa interação/aceitação entre pares, todos saem beneficiados. Assim, tentou-se aprofundar mais o conhecimento nesta área e perceber qual a relação que existe entre crianças com esta desordem e os seus pares. Iniciou-se o trabalho com uma revisão de literatura para fazer uma fundamentação teórica de determinados conceitos, que vão desde as necessidades educativas especiais, à escola inclusiva, passando pela perceção social, pela relação entre pares, até hiperatividade e défice de atenção. De seguida, passou-se a um estudo empírico, fazendo uma contextualização do trabalho a ser desenvolvido. Após a aplicação de diversos instrumentos de recolha de dados, foi elaborada uma análise da situação, considerando-se que este aluno está inserido numa turma, onde se sente bem integrado.This ethnographic study refers to the “Inclusion of a pupil with Hyperactivity and Attention Deficit: Peers Perception”. Approaching this subject is considered very important, seeing that Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is nowadays quite a common situation in a classroom’s day-to-day. The purpose of this study is to deepen the knowledge of a disorder affecting more and more children at school, so as to help them deal with and overcome this problem. On the other hand, it is also intended to show that all benefit when acceptance and a good interaction between peers is achieved. Therefore, the need to deepen the knowledge in this area, as well as to understand the relationship between children suffering from this disorder and their peers. This work began by consulting and checking related literature, in order to ensure a theoretical basis of certain concepts, including special educational needs, integrated school, in addition to social perception, peer relationship, attention deficit and hyperactivity. An empirical study was the next step, doing a contextualization of the work then to be developed. After applying the gathered data, an analysis of the situation was prepared, considering that the pupil is in a class, in which he feels well integrated.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALHIPERATIVIDADE INFANTILDÉFICE DE ATENÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORDISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADEEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONCHILD HYPERACTIVITYATTENTION DEFICITATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDERInclusão de aluno com Hiperatividade e défice de atenção : a perceção dos paresmasterThesis