Costa, Pedro Miguel Alves Felício Seco da, orient.Flores, Victor, orient.Branco, Margarida Paula Chamiço Heitor Dias2014-07-152014-07-152013http://hdl.handle.net/10437/5303Orientação: Pedro Costa , Victor FloresEste estudo procura respostas às questões: “o que se espera de um teatro enquanto equipamento cultural de serviço público?” e “como saber se um teatro desenvolve a sua actividade com qualidade?” Quanto à primeira questão, importa definir os requisitos num sistema normativo, ou referencial, que irá servir para avaliar se um certo teatro os está a cumprir, respondendo-se assim à segunda questão. Propõe-se como ponto de partida a norma ISO 9001:2008, concebida a pensar no contexto empresarial, e que terá de ser modificada para se adequar às organizações culturais. Esta adaptação passa por identificar as diferenças que existem entre o sector cultural e as empresas. O capital cultural, em sentido económico, enquanto património identitário de um território, e em sentido sociológico, enquanto capacidade de um indivíduo para apreciar bens culturais e artísticos, é o conceito sobre que se centra esta diferenciação, que tem implicações fundamentais na gestão, incluindo na gestão da qualidade. Estas implicações, somadas às constatações empiricas obtidas no estudo de caso realizado no Teatro Municipal de Faro – Teatro das Figuras, e em entrevistas a responsáveis de outras quatro instituições teatrais, foram as bases para as propostas de requisitos num referencial de gestão de qualidade para os teatros de serviço público.This research aims to find answers to two questions: “what can be expected of a public service theatre venue?” and “how can we tell is this theatre is accomplishing its activity with quality?” As for the first question, a standard of requirements has to be defined, before it can be used to evaluate its fulfillment and answer the second question. The ISO 9001:9008 standard has been proposed as a starting point for the development of a specific standard, but considering its business origins, it will have to be adapted in order to be applied to the cultural sector. For this adaptation to take place, the relevant differences between businesses and cultural organizations have to be identified. Cultural capital, both in economic sense, as the identitary heritage of a territory, and in sociological sense, as the capacity of the individual to enjoy cultural and artistic goods, is the concept upon which this differentiation is centered, leading to fundamental management implictions, including on quality management. These implications, added to the empirical findings from the case study at the Teatro Municipal de Faro – Teatro das Figuras and from interviewing the directors of four other theatre organizations, were the foundations for the proposed requirements for a quality management standard to public service theatre venues.application/pdfporopenAccessCOMUNICAÇÃOGESTÃO CULTURALQUALIDADETEATROCERTIFICAÇÃO DE QUALIDADECOMMUNICATIONCULTURAL MANAGEMENTQUALITYTHEATREQUALITY CERTIFICATIONMESTRADO EM PROGRAMAÇÃO E GESTÃO CULTURALMedir - Avaliar - Aferir – Apreciar: contributos para um referencial de qualidade de gestão para teatros de serviço públicomasterThesis201208288