Verneuil, Yves2019Verneuil , Y 2019 , ' Conservatisme social et réformisme pédagogique? Un syndicat d’enseignants français après Mai 1968: la CNGA ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoNa véspera de Maio de 1968, pode-se observar uma concordância entre o posicionamento pedagógico e o posicionamento ideológico dos sindicatos de professores franceses: os sindicatos progressistas do ponto de vista político são - com nuances - igualmente progressistas do ponto de vista pedagógico, e os sindicatos ideologicamente conservadores são igualmente conservadores do ponto de vista pedagógico. O nascimento do CNGA, em Junho de 1968, parece colocar este esquema em causa. Com efeito, este sindicato, que recebe um score honroso nas eleições profissionais de 1969, apresenta-se como “liberal” e hostis aos sindicatos de esquerda, que ele vê como “totalitários”; mas ao mesmo tempo insiste no seu reformismo em matéria pedagógica. A análise das suas posições leva no entanto a recordar a distinção entre reformismo e Progressismo. Além disso, o CNGA condena todas as reformas promulgadas pelo ministério apos Maio-Junho de 1968. A ambiguidade do seu posicionamento explica o seu rápido declínio desde a década de 1970.In the 1960s, french teacher unions that wanted pedagogical reforms were also progressive from a political point of view. Conversely, teachers’ unions that are conservative from a pedagogical point of view were also conservative from an ideological point of view. However, in June 1968, a new teachers’ union was created: the CNGA. This union, which scores well in the 1969 professional elections, is conservative from a social and ideological point of view, but says il is reformist from a pedagogical point of view. Is this union really reformist? The CNGA does propose reforms, but we must distinguish between reformism and progressivism. Anyway the CNGA disapproves of all the reforms decided by the government after May-June 1968. This ambiguity explains its rapid decline in the 1970s.application/pdffraopenAccessEDUCAÇÃOREFORMAS EDUCATIVASINOVAÇÃO EDUCACIONALTRADICIONALISMOSINDICATOSENSINO SECUNDÁRIOPROFESSORESMAIO DE 68HISTÓRIA DA EDUCAÇÃOHISTORY OF EDUCATIONEDUCATIONEDUCATION REFORMSEDUCATIONAL INNOVATIONTRADITIONALISMTRADE UNIONSSECONDARY EDUCATIONTEACHERSMAY 68Conservatisme social et réformisme pédagogique? Un syndicat d’enseignants français après Mai 1968: la CNGAarticle