Souza, Maria Rodrigues de, orient.Freitas, Maria Lila Fernandes de2015-10-282015-10-282015http://hdl.handle.net/10437/6684Orientação: Maria Rodrigues de SouzaEste trabalho trata da gestão educacional em uma escola pública do Rio Grande do Norte. Coloca-se como questão central se a escola em estudo trabalha os princípios da gestão democrática. O objetivo geral é investigar como se articula a gestão na escola objeto deste estudo, visando a contribuir para o desenvolvimento social, político e pedagógico dos gestores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos que a compõem. Seus objetivos específicos verificam as práticas pedagógicas dos atores envolvidos no processo educativo; compreender como se articula a gestão escolar via as narrativas do gestor e dos coordenadores pedagógicos; e avaliar documentos estruturantes do fazer pedagógico da escola. Fundamentase em autores como Paro (2007; 2008); Hora (1994; 2010) e França (2005), que defendem a gestão democrática para a melhoria na qualidade da educação pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, por meio de um estudo exploratório e descritivo, tendo como fontes de informações o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar nas suas diferentes dimensões, bem como o gestor da escola, coordenadores pedagógicos, professores e alunos. Os resultados parecem indicar que a escola trabalha em uma perspectiva democrática apontando fragilidades em relação à falta de envolvimento de todos os participantes a comunidade escolar.This paper deals with the educational management in a public school of Rio Grande do Norte. The central question is if the school in study works the principles of a democratic management. Its objective is to investigate how it is articulated the management of the school in study, aiming to contribute to the social, political and pedagogical development of managers, coordinators, teachers and students that compose it. Its specific objectives verify the pedagogical practices of the actors involved in the educational process; understand how articulates the school management via the narratives of the Manager and pedagogical coordinators; and evaluate documents from school. It is based on authors such as Paro (2007; 2008); Hora (1994; 2010) and França (2005), who defend the democratic administration for the improvement in the quality of public education in Brazil. It’s a quantitative and qualitative research, through an exploratory and descriptive study. As sources of research are queried the Pedagogical Political Project, the School Regiment in its different dimensions, the manager of the school, pedagogical coordinators, teachers and students. The results seem to indicate that the school works in a democratic perspective pointing weaknesses in relation to the lack of involvement of all participants the school community.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCATIONESCOLAS PÚBLICASSTATE SCHOOLSGESTÃO ESCOLAREDUCATIONAL MANAGEMENTGESTÃO DEMOCRÁTICAEDUCATIONAL MANAGEMENTRENDIMENTO ESCOLARACADEMIC ACHIEVEMENTAnálise da gestão educacional em uma escola pública do RN, à luz de uma política democrática e contemporâneamasterThesis201252783