Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Lima, Aline da Silva2016-12-292016-12-292015http://hdl.handle.net/10437/7531Orientação: Maria Eduarda M. PiresEste trabalho traz uma reflexão sobre conhecimentos tradicionais indígenas e enfatiza a necessidade de um diálogo e uma reflexão de saberes nas práticas de ensino. Na intenção de propor o reconhecimento de uma variedade de estilos de aprendizagem ensinada nas escolas indígenas levando em consideração não só o conhecimento acadêmico, mas também o próprio conhecimento do povo, não seria a de comparar uma à outra, segundo o critério de maior ou menor desenvolvimento, mas a fim de que eles possam usar uma complementando a outra. A partir desta abordagem procuraremos evidenciar caminhos para concretização de ensino mais eficaz para o desenvolvimento de seus conhecimentos científicos aprendidos no âmbito acadêmico, confirmando a ideia de que não há apenas uma forma de sistematizar o ensino, mas relacionar a sabedoria tradicional com a sabedoria cientifica. Tendo como referência levantamentos, discussões e o acompanhamento de acadêmicos indígenas em suas trajetórias na Instituição de Ensino Superior, através do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará-UEPA e apoiado em autores como Candau (2006), Fleuri (2003), e Referencial Curricular Nacional para a Escola Indígena (1998), que discutem a elaboração de uma proposta de educação intercultural dando um novo sentido aos conteúdos curriculares, entre outros.This work brings a reflection on traditional indigenous knowledge and emphasizes the need for a dialogue of know-how in teaching practices. In order to propose a variety of learning styles taught in Indian schools taking into account not only academic knowledge, but also their own knowledge of the people, would not be compared to each other, at the discretion of greater or lesser development, but in order that they can use one complementing the other. From this approach we will highlight ways to achieve more effective education to develop their scientific knowledge learned in the academic, confirming the idea that there is only one way to systematize the teaching, but relate the traditional wisdom with scientific wisdom. With reference to surveys, discussions and the monitoring of indigenous scholars in their trajectories in the institution of higher education, through the Intercultural Indigenous University degree course at Universidade do Estado do Pará-UEPA and supported by such authors as Candau (2006), Fleuri (2003), and National Curricular Reference for Indigenous School (1998), discussing the preparation of a proposal for intercultural education giving a new meaning to curricular content, among others.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESCOLARCULTURA INDÍGENAINTERCULTURALIDADEENSINOEDUCATIONSCHOOL EDUCATIONINDIGENOUS CULTUREINTERCULTURALITYTEACHINGSaberes interculturais : uma proposta metodologicamasterThesis201485249