Martins, João Filipe da Silva Figueira, orient.Cortez, Luiz Cláudio dos Santos2021-12-302021-12-302021http://hdl.handle.net/10437/12307Orientação: João Filipe da Silva Figueira Martins ; coorientação: José Augusto Victória PalmaA Base Nacional Comum Curricular determina a readequação dos currículos no Brasil. A partir de um processo de formação contínua e em serviço de 20 meses na modalidade Blended Learning, vinculado ao desenvolvimento do Projeto Pedagógico Curricular (currículo percebido - Goodlad, Klein & Tye, 1979) para o município de Tamarana - PR, este estudo pretende analisar por intermédio do paradigma pensamento do professor (Clark & Peterson, 1986), como quatro professores passaram a perceber e construírem o currículo percebido do componente curricular Educação Física, decorrente da BNCC (currículo formal). Uma pesquisa qualitativa, no âmbito da pesquisa-ação (Thiollent, 1985), utilizou diversos instrumentos para analisar e integrar os dados (e.g., estatística descrita e análise indutiva). Os resultados comprovam uma formação mais ampla, gerando mudanças positivas, despertou novas competências profissionais ora adormecidas. Ao final do processo reconheceram que o b-learning, foi um mecanismo eficiente em seu aprendizado, porém, reforçaram a ideia que o momento presencial ser mais significativo. O estudo demitifica os preconceitos e resistências que envolvem o ensino a distância, sobre o empobrecimento da aprendizagem, pouca interatividade e estratégias de ensino pouco fiável e solitária. Este é um dos primeiros estudos a focar-se no desenvolvimento profissional dos professores de EF e na BNCC.The Common National Curriculum Base determines the readjustment of curricula in Brazil. Based on a 20-month in-service training and Blended Learning process, linked to the development of the Curricular Pedagogical Project (perceived curriculum - Goodlad, Klein & Tye, 1979) for the municipality of Tamarana - PR, this study aims to analyze through the teacher's thought paradigm (Clark & Peterson, 1986), how four teachers came to perceive and build the perceived curriculum of the Physical Education curriculum component, resulting from the BNCC (formal curriculum). Qualitative research, within the scope of action research (Thiollent, 1985), used several instruments to analyze and integrate data (e.g., described statistics and inductive analysis). The results prove a broader training, generating positive changes, awakening new professional skills now dormant. At the end of the process, they recognized that b-learning was an efficient mechanism in their learning, however, they reinforced the idea that the face-to-face moment would be more significant. The study demystifies the prejudices and resistance that involve distance learning, about the impoverishment of learning, little interactivity and unreliable and lonely teaching strategies. This is one of the first studies to focus on the professional development of PE teachers and BNCC.application/pdfporopenAccessDOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTOFORMAÇÃO DE PROFESSORESFORMAÇÃO CONTÍNUAFORMAÇÃO EM SERVIÇOINVESTIGAÇÃO-AÇÃOPHYSICAL EDUCATIONSPORTTEACHERS EDUCATIONCONTINUING EDUCATIONIN SERVICE TRAININGACTION RESEARCHBASE NACIONAL COMUM CURRICULARFormação contínua e em serviço de professores de educação física e a Base Nacional Comum Curricular no Brasil : um estudo de pesquisa-ação desenvolvido através da modalidade blended learningdoctoralThesis101573634