Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Paiva, Wandeckson José de Almeida2013-10-312013-10-312012http://hdl.handle.net/10437/4078Orientação: Maria das Graças Ataíde de Almeida ; co-orientação: Manuel Tavares GomesA preocupação desta pesquisa foi avaliar como está sendo desenvolvido o Programa Mais Educação nas escolas no Município do Paulista e comparar a nota da escola pesquisada tanto no IDEB como na prova Brasil. A pesquisa é um estudo de caso que utilizando múltiplas evidencias, sendo realizada em uma escola do município e com algumas pessoas da Secretaria de Educação desde que estiveram ou estejam envolvidas no Programa. A pesquisa foi conduzida de acordo com as evidências documentais, entrevista e observação direta. Para a entrevista foi utilizado análise de discurso com formações discursivas que elencavam algumas categorias para um grupo que foi participante através de convite e outros que solicitamos a sua participação. Os resultados obtidos conseguiram demonstrar que o Programa Mais Educação traz certa influência para os alunos da escola. No IDEB, foco principal do Programa houve melhoria nas notas da escola por conta dos estudantes terem uma maior participação em atividades escolares, porém a meta não foi conseguida atingir, a nota sempre ficou abaixo. Quanto ao comportamento os alunos conseguiram desenvolver um senso maior de responsabilidade ao passar o dia inteiro na escola, foi observado este fato devido a relatos de melhoria de indisciplina. Quanto à escola, percebeu-se que os recursos mesmo sendo pouco, conseguiram de alguma forma ajudá-la e assim adaptar-se melhor ao Programa.The concern of this research was to evaluate as he is being developed the Program More Education in the schools in the Paulista City and in such a way to compare the note of the school searched in the IDEB as in the Brazil test. The research is a case study that used multiple evidences, being carried through in a school of the city and with some people of the Secretariat of Education since that they had been or are involved in the Program. The research was lead in agreement evidences them documentary, interview and direct comment, for the interview was used analysis of speech with discourse formations that pointed some categories for a group that was participated through invitation and others that we request its participation. The gotten results had obtained to demonstrate that the Mais Educação Program brings certain influence for the pupils of the school. In the IDEB, main focus of the Program it had improvement in notes of the school on account of the students to have a bigger participation in pertaining to school activities, however the goal was not obtained to reach, the note always was below. How much to the behavior the pupils had obtained to develop a bigger sense of responsibility when passing the entire day in the school, were observed this fact due the stories of indiscipline improvement. About the school it was percept that the research being little could help et in the way to adapt better to the program.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCATIONPOLÍTICA EDUCATIVAEDUCATIONAL POLICYBRASILBRAZILMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INTEGRALINTEGRAL EDUCATIONPolíticas Educacionais : Programa Mais Educação nas Escolas do Município do Paulista em PernambucomasterThesis