Lopes, Paulo Jorge Ferreira, orient.Matos, Joana Mafalda Barreiras2019-02-222019-02-222018http://hdl.handle.net/10437/9400Orientação : Paulo LopesA presente investigação teve como objetivo explorar estatisticamente o impacto de uma intervenção com base na utilização de novas tecnologias e jogos sérios em indivíduos com Perturbação do Uso de Substâncias que realizaram tratamento em Comunidade Terapêutica. Este programa foi implementado durante um ano, sendo que o utente fazia uma primeira avaliação neuropsicológica, de seguida teria seis meses de estimulação cognitiva, realizava-se uma reavaliação neuropsicológica com os mesmos instrumentos, submetia-se mais seis meses de estimulação e no final realizava-se uma segunda reavaliação neuropsicológica com os mesmos intrumentos utilizados anteriormente. A amostra foi composta por 41 indivíduos de ambos os sexos, dos quais 32 (72,7%) são do sexo masculino e 9 (20,5%) do sexo feminino, com uma média de idades de 42,47 (DP=7,73). Os domínios cognitivos avaliados incidiram sobre a atenção, a memória e as funções executivas. Os resultados mostraram melhorias após a intervenção em dimensões da atenção e do funcionamento executivo, o que pode suportar a utilização de jogos sérios direcionados à promoção cognitiva em indivíduos em tratamento para a perturbação do uso de substâncias.The present investigation was aimed to statistically explore the impact of an intervention based on the use of new technologies and serious games in individuals with Substance Use Disorders who underwent treatment in the Therapeutic Community. This program was implemented during one year, and the patient underwent a first neuropsychological evaluation, followed by six months of cognitive stimulation, a neuropsychological reassessment with the same instruments, six months of stimulation, and at the end a second neuropsychological reassessment with the same instruments used previously.The sample was composed by 41 subjects of both genders, of whom 32(72,7%) were males and 9 (20,5%) females, with an age mean of 42,47 (SD=7,73). The evaluated cognitive domains were focused on attention, memory and executive functions. The results showed improvments after the intervention in attention's dimension and executive functioning, which can support the use of serious games, that focus on cognitive improvement in indivuduals in substance use disroder's treatment.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADAPSICOLOGIANEUROPSICOLOGIAABUSO DE SUBSTÂNCIASESTIMULANTESINTERVENÇÕES TERAPÊUTICASTRATAMENTO DA TOXICODEPENDÊNCIAPSYCHOLOGYNEUROPSYCHOLOGYSUBSTANCE MISUSESTIMULANTSTHERAPEUTIC INTERVENTIONSTRATAMENTO DA TOXICODEPENDÊNCIAESTIMULAÇÃO COGNITIVACOGNITIVE STIMULATIONSUBSTÂNCIAS PSICOTRÓPICASJOGOSPSYCHOTROPIC SUBSTANCESGAMESEstimulação cognitiva em indivíduos com perturbação por uso de substâncias em tratamento em comunidade terapêuticamasterThesis202175170