Cavaco, Nora, orient.Serra, Aníbal José Ribeiro2016-12-272016-12-272014http://hdl.handle.net/10437/7490Orientação : Nora CavacoOs transtornos de escrita são uma realidade crescente nas escolas. Na maior parte das vezes, estas dificuldades estão associadas a um historial de outros transtornos de linguagem. Pertencem a um vasto e complexo grupo de dificuldades chamadas de Dificuldades de Aprendizagem Específicas e são uma das maiores preocupações da escola. A presente investigação pretende estudar a influência de Inventários Cacográficos no desempenho de um aluno com disortografia, especificamente na sua evolução ortográfica. Os inventários cacográficos são listas de vocabulário nas quais o aluno regista as palavras em que cometeu erros durante o processo de escrita. Através da análise e categorização dos erros efectuados, pretende-se verificar se o aluno desenvolveu estratégias com vista a melhorar o seu desempenho de escrita e, dessa forma, ultrapassar dificuldades. Os resultados demonstraram que este instrumento se prova adequado ao ensino e supervisão da ortografia uma vez que permite ao aluno a sua utilização em conformidade com o seu próprio perfil ortográfico. Para além disso, assumiu-se como um instrumento útil e dinâmico capaz de contextualizar erros, melhorar a autonomia dos alunos e servir de plataforma flexível para outro tipo de exercícios que promovam o desenvolvimento lexical.application/pdfporclosedAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSDIFICULDADES DE APRENDIZAGEMLEARNING DISABILITIESDISORTOGRAFIADYSORTHOGRAPHIAIntervenção em disortografia : aplicação de inventários cacográficosmasterThesis201274680