Costa, Elisabete Pinto da2018-01-142018-01-142009Costa, E. Pinto da (2009). Projecto de Mediação Escolar - EB 2/3 Prof. Óscar Lopes (Poster). Actas do II Congresso Internacional do CIDInE: Novos Contextos de formação, pesquisa e mediação. Vila Nova de Gaia: Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional.http://hdl.handle.net/10437/8449A mediação de conflitos em contexto escolar pressupõe um programa estruturado, dinâmico e colectivo de promoção de competências, de comportamentos, de atitudes e valores. Este projecto de mediação surgiu para desenvolver novos recursos e procedimentos que possam contribuir para resolver os conflitos de convivência quotidianos de uma forma positiva. Uma cultura de convivência pacífica não é aquela em que não há conflitos ou se eliminam, mas aquela que se manifesta quando os conflitos se abordam: através do diálogo, da sua gestão positiva e criativa e pela actualização de valores (Torrego, 2006). Modificar as percepções negativas sobre o conflito e promover as habilidades de tratamento e transformação do conflito, tanto nos professores como nos alunos, é um dos desafios prioritários a enfrentar na construção de uma cultura de paz e de aprendizagem a (con)viver (Jares, 2002, 2006). Este projecto visa a criação duma equipa de professores e alunos mediadores, integrados num Gabinete de Mediação de Conflitos ao dispor da comunidade educativa. Está a ser implantado desde Outubro de 2007, e cumpriram-se as duas primeiras etapas.application/pdfporopenAccessMEDIAÇÃO DE CONFLITOSMEDIAÇÃO PEDAGÓGICAEDUCAÇÃOESCOLASFORMAÇÃO DE COMPETÊNCIASESTUDOS DE CASOPORTUGALCONFLICT MEDIATIONPEDAGOGIC METDIATIONEDUCATIONSCHOOLSSKILLS TRAININGCASE STUDIESPORTUGALPROGRAMAS DE INTERVENÇÃOINTERVENTION PROGRAMSProjecto de mediação escolar Escola Básica 2/3 Prof. Óscar Lopesother