Cunha, Licínio2009-01-262009-01-2620081647-0125http://hdl.handle.net/10437/384Cogitur, Journal of Tourism StudiesAs potencialidades de desenvolvimento turístico de uma localidade são função dos recursos mas o seu crescimento depende da capacidade de os valorizar e da criação de novos factores de atracção. Deste modo cada localidade ou cada recurso dispõe de um potencial que difere de outro em vários aspectos que necessitam de ser avaliados. Para o efeito torna-se necessário, em primeiro lugar, proceder à inventariação dos recursos e à sua classificação. Uma vez realizada esta inventariação pode proceder-se à avaliação do potencial turístico com o objectivo de estabelecer uma medida de valor que permita fundamentar as decisões relativas ao aproveitamento de certos territórios ou recursos. No presente estudo aborda-se o potencial turístico de uma zona, a avaliação das praias e a avaliação turística através da análise das preferências.application/pdf538753 bytesapplication/pdfporopenAccessTURISMOTOURISMDESTINOS TURÍSTICOSMARKETING TURÍSTICOINOVAÇÃOCOMPETITIVIDADEAUTENTICIDADEGESTÃO TURÍSTICATOURIST DESTINATIONSTOURISM MARKETINGINNOVATIONAUTHENTICITYTOURISM MANAGEMENTAvaliação do potencial turísticoarticle