Pausini, Adel Igor2025-03-282025-03-282024-06-11Pausini, A I 2024, 'Museus Regionais e a Nova Museologia : a Campanha Nacional de Museus Regionais no Nordeste Brasileiro entre a Arte Moderna e a Arte Contemporânea', Cadernos de Sociomuseologia, vol. 67, no. 23, pp. 13-40. https://doi.org/10.60543/csm.v67i23.94791646-3714http://hdl.handle.net/10437/15187Publisher Copyright: © 2024, Lusofona University. All rights reserved.A Campanha Nacional de Museus Regionais pretendeu incentivar, na década de 1960, em pleno contexto de Guerra Fria, a abertura de museus regionais de arte moderna pelo Brasil, promovendo a descentralização dos museus de arte no país, oferecendo a outras regiões museus de excelência, potentes equipamentos de divulgação e expressão dinamizadora da arte local, que estaria intencionalmente em diálogo com o cenário artístico e museológico nacional e internacional, sendo estes museus regionais geridos pela sociedade civil, gozando de plena autonomia em relação ao poder público. Os dirigentes da Campanha estiveram ligados ao movimento modernista paulista, alçado naquele período como símbolo nacional, assim como ao capital econômico e técnico-cultural internacional, representados respectivamente por Rockefeller, ICOM e UNESCO e alguns pressupostos da Nova Museologia. Essa rede de relações e a circulação de ideias, ainda que com distintos objetivos, resultou na fundação do Museu de Arte de São Paulo (1947), instituição que subsidiou tecnicamente a Campanha Nacional de Museus Regionais e, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (1948), instituição que organizou as primeiras edições da Bienal Internacional de Arte de São Paulo, maximizando o prestígio e o poder simbólico da Campanha. Desse modo, assim como as instituições que subsidiaram a Campanha, os museus regionais de Olinda, Campina Grande e Feira de Santana, também estiveram entre a arte moderna e a arte contemporânea, não apenas na constituição do seu acervo, mas principalmente na sua consolidação e fomento artístico regional. Assim, este artigo, a partir do método dialógico, pretende explorar a dinâmica relacional de implementação e de diálogo entre o cenário internacional, nacional e regional, que tinham por intenção a promoção do desenvolvimento social local, tendo por artífice a implementação e o funcionamento dos museus regionais, promovidos e incentivados pela Campanha Nacional de Museus Regionais, projeto fomentado a partir de São Paulo, com intensa e preponderante participação legitimadora do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Palavras-chave: Museus Regionais; Arte Moderna; Escola Nova; Nova Museologia; Desenvolvimento Regional.In the 1960s, in the midst of the Cold War, the National Campaign for Regional Museums aimed to encourage the opening of regional museums of modern art throughout Brazil, promoting the decentralization of art museums in the country, offering other regions museums of excellence, powerful equipment for the dissemination and dynamic expression of local art, which would be intentionally in dialogue with the national and international artistic and museological scene, with these regional museums being managed by civil society, enjoying full autonomy from the government. The leaders of the Campaign were linked to the modernist movement in São Paulo, which at that time became a national symbol, as well as to international economic and technical-cultural capital, represented respectively by Rockefeller, ICOM and UNESCO and some assumptions of the New Museology. This network of relationships and the circulation of ideas, albeit with different objectives, resulted in the foundation of the São Paulo Museum of Art (1947), an institution that technically subsidized the National Campaign for Regional Museums, and the São Paulo Museum of Modern Art (1948), an institution that organized the first editions of the São Paulo International Art Biennial, maximizing the prestige and symbolic power of the Campaign. In this way, just like the institutions that subsidized the Campaign, the regional museums of Olinda, Campina Grande and Feira de Santana were also caught between modern art and contemporary art, not only in the constitution of their collection, but mainly in their consolidation and regional artistic promotion. This article, using the dialogic method, aims to explore the relational dynamics of implementation and dialogue between the international, national and regional scenarios, which were intended to promote local social development, with the implementation and operation of regional museums as the architect, promoted and encouraged by the National Campaign for Regional Museums, a project fostered from São Paulo, with the intense and preponderant legitimizing participation of the São Paulo Museum of Art (MASP).poropenAccessMUSEOLOGIASOCIOMUSEOLOGIAMUSEUS REGIONAISARTE MODERNADESENVOLVIMENTO REGIONALMUSEOLOGYSOCIOMUSEOLOGYREGIONAL MUSEUMSMODERN ARTREGIONAL DEVELOPMENTMuseus Regionais e a Nova Museologia : a Campanha Nacional de Museus Regionais no Nordeste Brasileiro entre a Arte Moderna e a Arte ContemporâneaRegional Museums and the New MuseologyThe National Campaign for Regional Museums in Northeast Brazil between Modern Art and Contemporary Artarticlehttps://doi.org/10.60543/csm.v67i23.9479https://www.scopus.com/pages/publications/85196638000