Ferreira, Fabiana Maria de Oliveira2024-12-092024-12-092024http://hdl.handle.net/10437/14828Esta tese tem o objetivo de analisar a trajetória de instituições e políticas públicas de preservação audiovisual sob as lentes da sociomuseologia. Entende-se que a preservação audiovisual no Brasil não é tema de políticas públicas, e o estudo do cinema como memória coletiva pode ser um possível primeiro passo. Justifica-se pela necessidade de se investigar o surgimento das instituições de preservação audiovisual e seus aspectos colonial e europeizado, que demandam um olhar crítico, sociomuseal. Em termos metodológicos, usei a revisão bibliográfica e a análise de conteúdos de eventos de que participei, partindo de Tânia Mendonça (2012), Britto (2019), na sociomuseologia; de Mingolo (2013) e Pernezczky (2022), nos estudos decoloniais; de Correa (2007) e Souza (2009), no cinema; e, em política cultural, Bezerra (2013) e Calabre (2009). Como resultado, observei que instituições de preservação audiovisual ainda estão na lógica colonial, mas que começam a discutir esse posicionamento, enquanto a Cinemateca Brasileira surge de um grande hiato após os anos Bolsonaro. Por fim, trago as produções do campo museal e da sociomuseologia para um diálogo com a preservação audiovisual e para uma possível criação de política pública. Palavras-chave: Cinemateca; Decolonialidade; Política pública; Preservação audiovisual; SociomuseologiaThis thesis aims to analyze the trajectory of institutions and public policies for audiovisual preservation through the lens of sociomuseology. It is understood that audiovisual preservation in Brazil is not a public policy issue, and the study of cinema as collective memory could be a possible first step. It is justified by the need to investigate the emergence of audiovisual preservation institutions and their colonial and Europeanized aspects, which demand a critical, sociomuseological look. In methodological terms, I used a literature review and content analysis of events I attended, based on Mendonça (2012) and Britto (2019), in sociomuseology; Mingolo (2013) and Pernezczky (2022), in decolonial studies; Correa (2007) and Souza (2009), in cinema; and, in cultural policy, Bezerra (2013) and Calabre (2009). As a result, I observed that audiovisual preservation institutions are still in the colonial logic, but that they are beginning to discuss this position, while the Cinemateca Brasileira emerges from a great hiatus after the Bolsonaro years. Finally, I bring the productions of the museum field and sociomuseology into a dialog with audiovisual preservation and for a possible creation of public policy. Keywords: Film Library; Decoloniality; Public policy; Audiovisual preservation; Sociomuseologyapplication/pdfporopenAccessMUSEOLOGYSOCIOMUSEOLOGYCINEMATHEQUEDECOLONIALITYPUBLIC POLICYFILM PRESERVATIONDOUTORAMENTO EM SOCIOMUSEOLOGIAMUSEOLOGIASOCIOMUSEOLOGIACINEMATECASDECOLONIALIDADEPOLÍTICA PÚBLICAPRESERVAÇÃO DE FILMESDoutoramento em SociomuseologiaPreservação audiovisual : um estudo sociomuseológico sobre aspectos institucionais e políticas públicasdoctoralThesis101773102