Loffler, Paula Ferreira2024-11-282024-11-282024http://hdl.handle.net/10437/14765Este trabalho se consiste em um relatório sobre a produção do documentário O Tempo que Existe. Para tanto, a conceção dessa pesquisa inicia-se a partir de um estudo teórico que investiga os frágeis limites entre ficção e realidade no gênero documental. A partir da obra de Eduardo Coutinho, um dos documentaristas mais importantes do cinema brasileiro, a pesquisa aborda o uso da entrevista, forma comum nessa categoria, e elabora uma breve análise de um de seus filmes, Jogo de Cena (2007). A proposta é que a prática dialogue com a teoria; desse diálogo, surge a reflexão fundamental para a conceptualização do documentário, que é estruturado por três histórias entrelaçadas de três mulheres. Desses universos, dois são compostos por pessoas reais, acometidas pela doença de Alzheimer, e um é criado por uma atriz; contudo, não é evidente que uma das personagens é fictícia. Através da justaposição de entrevistas, esse documentário explora a fronteira entre ficção e realidade. Assim, a montagem da dramaturgia é construída de maneira não linear, como forma de explorar e complexificar a representação ficcional no contexto do gênero documental. Por fim, são feitas as considerações éticas, que guiaram a produção do documentário, abordagem necessária para temas sensíveis, como é o caso do Alzheimer. Palavras-chave Documentário; Ficção e Realidade; Alzheimer; Eduardo CoutinhoThis work consists of a report on the production of the documentary The time that exists (2024). To this end, the research began with a theoretical study investigating the fragile boundaries between fiction and reality in the documentary genre. Based on the work of Eduardo Coutinho, one of the most important documentarists in Brazilian cinema, the research addresses the use of the interview, a common form in this category, and makes a brief analysis of one of his films, Jogo de Cena (2007). The proposal is that practice dialogues with theory; from this dialogue comes the fundamental reflection for the conceptualization of the documentary, which is structured by three intertwined stories of three women. Of these universes, two are made up of real people affected byAlzheimer’s and one is created by an actress; however, it is not clear that one of the characters is fictitious. By juxtaposing interviews, this documentary explores the boundary between fiction and reality. Thus, the dramaturgy is constructed in a non-linear way, as a way of exploring and complexifying fictional representation in the context of the documentary genre. Finally, ethical considerations, which guided the production of the documentary, are made, a necessary approach for sensitive topics such as Alzheimer’s. Key words Documentary; Fiction and Reality; Alzheimer’s; Eduardo Coutinho.application/pdfporopenAccessCINEMAFILMSDOCUMENTARIESFICTIONALZHEIMER'S DISEASEMESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOSCINEMAFILMESDOCUMENTÁRIOSFICÇÃODOENÇA DE ALZHEIMERMestrado em Estudos CinematográficosO tempo que existe : entre ficção e realidademasterThesis203595050