Fortes, Corsino Alberto Nascimento2025-07-092025-07-092025http://hdl.handle.net/10437/15413A Noite Já Não É Uma Criança é um argumento de longa-metragem elaborado como Trabalho de Projecto para a conclusão do Mestrado em Estudos Cinematográficos. Este trabalho inclui o argumento acima mencionado e uma análise na qual se explora a estrutura formal do mesmo, destacando o desenvolvimento da narrativa e a construção das personagens. A Noite Já Não É Uma Criança aborda temas como a adolescência, a identidade, a superação, o comportamento autolesivo, a infertilidade, o noivado, o divórcio, a morte, o ritual do funeral, o passado, o dom, a culinária, a interajuda, os cuidadores e a irmandade - questões que podem considerar-se transversais à condição humana e ao seu devir, à parte as particularidades históricas e culturais. A Noite Já Não É Uma Criança aborda a dor humana, independentemente de esta ser provocada por outrem (havendo, contudo, uma única exceção em que o é, embora esta não seja "mostrada"). Inclui, enquanto personagens, adultos cuidadores, e aborda os fantasmas e os desejos pessoais destes. Inclui igualmente uma adolescente com problemas de comportamento autolesivo, mas cuja vontade de alimentar o mundo inteiro vem a ser cada vez maior, o que define o seu processo de superação. Do ponto de vista estrutural, quanto à construção do argumento, trata-se aqui de um esquema de enredo em formato coral, com três protagonistas. Foi dado destaque à evolução da linha temática da história, a partir da proposta tradicional de Syd Field, cujo vocabulário utilizamos - desde a abertura, passando pelo ponto de viragem no fim do Primeiro Ato, o ponto de viragem no fim do Segundo Ato e a resolução final do conflito.The Night Is No Longer a Child is a feature film script developed as a Project Work for the completion of a Master's degree in Film Studies. This work includes the aforementioned script and an analysis that explores its formal structure, highlighting the narrative development and character construction. The Night Is No Longer a Child addresses themes such as adolescence, identity, overcoming challenges, self-harming behaviour, infertility, engagement, divorce, death, funeral rituals, the past, talent, cooking, mutual support, caregiving, and siblinghood – issues that can be considered universal to the human condition and its becoming, beyond historical and cultural particularities. The Night Is No Longer a Child delves into human pain, regardless of whether it is inflicted by others (although there is a single exception where this is the case, though it is not "shown"). It features caregiver adults as characters, addressing their ghosts and personal desires. It also includes a teenager struggling with self harming behaviour, whose desire to feed the whole world grows increasingly stronger, defining her process of overcoming challenges. From a structural perspective, regarding the script's construction, this is a storyline with a choral format and three protagonists. Emphasis was placed on the evolution of the story's thematic line, based on Syd Field’s traditional framework, whose terminology is employed here – from the opening, through the plot point at the end of the First Act, the plot point at the end of the Second Act, and the final resolution of the conflict.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOSCINEMAFILMESNARRATIVA FÍLMICAESCRITA DE ARGUMENTOSGUIÕES CINEMATOGRÁFICOSCINEMAFILMSFILM NARRATIVESCRIPT WRITINGFILM SCRIPTSBiblioteca - DissertaçõesEscrita de longa metragem : a noite já não é uma criançamasterThesis203965353