Lucas, João Freitas GarciaVarela, Miguel Nuno Abreu2015-02-042015-02-0420131647-1989http://hdl.handle.net/10437/5972A temática da qualidade em serviços/cuidados de saúde tem sido uma preocupação crescente nos últimos tempos e, tendo em conta que a avaliação da satisfação do utente é um indicador de qualidade, tem sido uma estratégia adotada frequentemente na última década pelos gestores e profissionais de saúde. A assimilação da perspetiva do utente tem como intuito melhor atender às suas expectativas e necessidades e está diretamente relacionada com a qualidade em serviços/cuidados de saúde. Este artigo tem como principais objetivos: conhecer o Grau de Satisfação dos utentes com os serviços/cuidados de saúde e identificar quais os fatores que estão relacionados com o Grau de Satisfação dos utentes. Para cumprir estes objetivos delineou-se um estudo do tipo não experimental, transversal e correlacional, utilizando o método quantitativo. Foram aplicados questionários à amostra selecionada de 60 utentes internados no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de São José, e a técnica de amostragem utilizada foi a probabilística estratificada, sendo, por isso, representativa da população com base na Idade e Género. Após a análise dos resultados concluiu-se que o Grau de Satisfação dos utentes internados no Serviço supracitado é maioritariamente Alto e que a Idade, Género, Estado Civil, Habilitações Literárias, Profissão, Internamento Anterior e ter Familiares Profissionais de Saúde têm uma relação pouco significativa com o Grau de Satisfação.application/pdfporopenAccessCUIDADOS DE SAÚDEHEALTH CARESERVIÇOS DE SAÚDEHEALTH CARE QUALITYQUALIDADE NA SAÚDEHEALTH FACILITIES MANAGEMENTGESTÃO DE UNIDADES DE SAÚDEHEALTH FACILITIES MANAGEMENTHOSPITAL S. JOSÉGestão da qualidade na prestação de cuidados de saúde: uma aplicação ao serviço de cirurgia geral do hospital de São Joséarticle