Vaz, Ana Margarida da Rocha Pereira2025-02-032025-02-032024http://hdl.handle.net/10437/15060A segunda metade do século XIX no Porto foi marcada por uma forte instabilidade social, económica e política que desencadeou fortes alterações no urbanismo e na arquitetura. Aliada a toda esta instabilidade, a malha urbana também se alterava devido ao êxodo rural e à busca de melhores condições de vida na cidade. Com a expansão e consolidação da malha veio a necessidade de reforçar as redes de iluminação na cidade e, neste processo, construíram-se mais edifícios industriais, cujo desenho foi influenciado por movimentos arquitetónicos europeus. A antiga Fábrica do Gás do Porto - que passou por diversas fases de uso e acrescentos, diferentes proprietários e designações desde o século XIX até à sua municipalização e ao seu encerramento no primeiro quartel do século XX - marcou a vida dos portuenses e, em particular, a zona de Lordelo do Ouro. Atualmente, o terreno da Rua do Ouro e o complexo fabril encontram-se devolutos e sem qualquer função ou sentido urbano. A presente dissertação coloca a história no centro de debate, constituindo uma reflexão acerca da estratégia de intervenção para aquele lugar – suportada na nossa visão de arquitetura – e da concretização dessa estratégia num projeto de reabilitação da Fábrica do Gás. O projeto desenvolvido, um restaurante, tem então como referências um conjunto de elementos fundamentais que trazemos para o lugar, bem como alguns exemplos notáveis de reabilitação de edifícios Portuenses construídos no mesmo período que a Fábrica. Esta dissertação pretende contribuir para o debate sobre a conjugação de programas distintos e de épocas diferentes, mantendo a originalidade formal e construtiva do edifício e, simultaneamente, devolvendo-lhe um papel na cidade. Palavras-chave: História; Reabilitação; Arquitetura; Reinserção urbanaThe second half of the 19th century in Porto was defined by strong social, economic and political instability that instigated vast changes in urbanism and architecture. With all this turmoil, the urban landscape also underwent profound changes caused by rural exodus and the search for better living conditions in the city. Due to the expansion and consolidation of the urban system there was the need to improve the lighting network, and throughout this process more industrial buildings were built in the city, inspired by european architectural movements. The old Fábrica do Gás do Porto – that went through several stages of utility and add-ons, different owners and denominations, from the 19th century up until the point of its municipalization and closing during the first quarter of the 20th century – left its brand on Porto's residents and the Lordelo do Ouro area in particular. Nowadays, the land and industrial complex in Rua do Ouro are unoccupied, lacking urban function and sense. The present dissertation places history in the centre of debate, offering a reflection about the interventive strategy to that place – based on our vision of architecture – and in that strategy's realization on a rehabilitation project to the Fábrica do Gás. The developed project, a restaurant, has as its core references in a series of fundamental elements of that place as well as some remarkable rehabilitation of buildings in Porto contemporary to the Fábrica. This dissertation aims at contributing to the debate about the conjunction of different programs and different time periods, conserving the building's formal and constructive origins, and, simultaneously, giving it a role and purpose in the city. Key-words: History; Rehabilitation; Architecture; Urban reinsertion.application/pdfporopenAccessARCHITECTUREARCHITECTURAL REHABILITATIONURBAN REHABILITATIONHISTORYMESTRADO EM ARQUITETURAARQUITETURAREABILITAÇÃO ARQUITETÓNICAREABILITAÇÃO URBANAHISTÓRIAMestrado em ArquiteturaA reinserção urbana da Fábrica do Gás do PortomasterThesis203742117