Luz, Filipe CostaAbrantes, João M. C. S.Damásio, Manuel JoséGouveia, Patrícia2009-07-312009-07-312008978-989-95776-3-3http://hdl.handle.net/10437/579Neste artigo argumenta-se que as simulações numéricas fomentam e exploram relações complexas entre o jogador e o sistema cibernético da máquina que com este se relaciona através da jogabilidade, ou seja, da real aplicação às regras de jogo de tácticas e estratégias usadas pelo participante durante o seu trajecto na aplicação lúdica. Considera-se que o espaço mágico imposto pelo tabuleiro de jogo é mais do que um espaço de confusão entre real e artificial mas antes se apresenta como uma cortina ou interface entre o corpo próprio do participante e a simulação digital inerente ao sistema computacional.application/pdf919610 bytesapplication/pdfporopenAccessGAMEPLAYDIGITAL GAMESREALISMJOGABILIDADEJOGOS DIGITAISREALISMOEXPERIÊNCIA DO UTILIZADORUSER EXPERIENCEThe uncanny valley, notes on the realism of “living” creatures in digital games and their relationships with the playerO vale da estranheza, notas sobre o realismo das criaturas ìvivasî nos jogos digitais e a sua relaÁ„o com o jogadorarticle