Bugallo Rodríguez, ÁnxelaNaya Riveiro, María Cristina2018Bugallo Rodríguez , Á & Naya Riveiro , M C 2018 , ' Educación para la Ciudadanía Global (ECG): comprendiendo lo internacional a través de lo local ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoAtualmente, falamos da Educação para a Cidadania Global como um tema transversal básico para responder aos principais problemas mundiais da humanidade. Sua natureza transformadora obriga a pesquisar formas de aprendizagem que gerem consciência crítica, tornando-nos responsáveis e ativos na procura de um mundo mais equitativo e igualitário. A realização de um objectivo tão ambicioso exige novas fórmulas, que assegurem uma implementação além das acções específicas que estão sendo realizadas, através de processos interativos e participativos na vontade de uma formação integral. Para obtê-lo, o presente trabalho propõe focar esse assunto de uma colaboração ampla, desde o corpo docente da educação infantil até a universidade. O resultado é um projeto abrangente de Centro, que trata o ECG em contexto, a partir de um tema local para alcançar objetivos globais. O procedimento é proposto para uma projeção posterior em qualquer centro educacional, tomando como referência um tema de interesse no desenvolvimento socioeconômico da área. Isso nos permite educar, conscientizar e pesquisar sobre questões locais e globais, para que possamos decidir. Palavras-chave: educação para a cidadania global; inovação educacional; programa colaborativoNowadays we talk about Global Citizenship Education as a basic cross-curricular approach that contributes to responding to the major world problems of humanity. Its transformative character is based on a form of learning that generates critical awareness, preparing responsible people who actively seek a more equitable and egalitarian world. This ambitious aim requires new methods that ensure a better implementation than the isolated actions that are being carried out, through interactive and participatory processes that aim to provide a holistic education. In order to achieve that, the present work proposes to approach this subject from wide collaboration, from the teaching staff of Early Childhood to University. The result is a comprehensive project which implements GCE in context, starting from a local topic to address global issues. The procedure is proposed for a later projection in any school centre, based on a central topic related to socioeconomic development of the area as a point of reference. This allows us to educate, raise awareness and research both local and global issues, in order to facilitate decision-making. Key words: global citizenship education; educational innovation; collaborative program.application/pdfspaopenAccessEDUCAÇÃOCIDADANIAINOVAÇÃO EDUCACIONALEDUCATIONCITIZENSHIPEDUCATIONAL INNOVATIONSDG 16 - Peace, Justice and Strong InstitutionsEducación para la Ciudadanía Global (ECG): comprendiendo lo internacional a través de lo localarticle