Costa, António Pedro2023-06-142023-06-1420231645-7250http://hdl.handle.net/10437/13949Revista Lusófona de EducaçãoQualitative Research has gained greater scientific recognition in recent years, given the improvement of denser methodologies, more backed by knowledge from different areas of expertise. One of the factors that contributed to improving the quality of qualitative studies was incorporating a set of tools, most of them digital. Although these tools can support and reduce subjectivity, they must be aligned with the theoretical-conceptualmethodological frameworks of the research, which are the axes that give it coherence and cohesion. The researcher’s skills are fundamental to guarantee the integrity and ethics of the research construction process, from project formulation to disseminating results. In this context, in the case of qualitative data analysis, tools based on Artificial Intelligence (AI) can help researchers identify patterns and trends through a large volume of data, generate visualisations and syntheses and even offer suggestions for other questions or research areas. On the other hand, this dimension implies that the researcher develops digital and multimodal literacies. This essay is expected to discuss the challenges to overcome in developing and using accurate tools.A Investigação Qualitativa tem ganhado, nos últimos anos, maior reconhecimento científico, dado o aperfeiçoamento das metodologias mais adensadas e lastreadas em saberes de diferentes âmbitos do conhecimento. Um dos fatores que contribuíram para a melhoria da qualidade dos estudos qualitativos foi a incorporação de um conjunto de ferramentas, boa parte delas digitais. Embora estas ferramentas possam fornecer suporte e reduzir a subjetividade, elas devem estar alinhadas com os marcos teóricos-conceituais-metodológicos da investigação, eixos que lhe dão coerência e coesão. As competências do investigador são fundamentais para garantir a integridade e a ética do processo de construção da investigação, desde a formulação do projeto até à divulgação dos resultados. Neste contexto, no caso específico da análise de dados qualitativos, as ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA) podem ajudar os investigadores a identificar padrões e tendências através de um grande volume de dados, gerar visualizações e sínteses e até mesmo oferecer sugestões para outras questões ou áreas de investigação. Por outro lado, esta dimensão implica que o investigador desenvolva literacias digitais e multimodais. Neste ensaio, espera-se discutir os desafios a serem superados no desenvolvimento e uso de ferramentas acuradas. Palavras-chave: CAQDAS; inteligência artificial; métodos digitais.application/pdfengopenAccessEDUCAÇÃOINVESTIGAÇÃO QUALITATIVAMÉTODOS DE INVESTIGAÇÃOINTELIGÊNCIA ARTIFICIALEDUCATIONQUALITATIVE RESEARCHRESEARCH METHODSARTIFICIAL INTELLIGENCEQualitative research methods : do digital tools open promising trends?article