Santos, Nilza Henriques dos, orient.Figueiras, Herondina Maria Mestre Pires2016-08-262016-08-262014http://hdl.handle.net/10437/7198Orientação: Nilza Henriques dos SantosNas últimas décadas, tanto em Portugal como no contexto internacional, tem sido evidente o interesse pela avaliação das escolas. Como resultado das grandes mudanças no sector da Educação, as escolas são vistas, agora, como organizações que devem gerir os recursos e coordenar as atividades segundo padrões de eficácia e prestação de contas associados à melhoria e conhecimento da própria escola. A par desta evolução, a ciência apresenta novas metodologias em matéria de conceptualização e de investigação sobre a eficácia da escola e melhoria da organização. A autoavaliação é uma característica das escolas eficazes e um instrumento para a sua melhoria. Esta prática de avaliação pretende analisar a escola numa perspetiva sistémica, realçando a importância da autoavaliação numa tomada de decisões de todos os elementos da comunidade educativa e parceiros, através da criação de informação atualizada sobre a escola e utilizando estes dados na tomada de decisões tendentes ao seu desenvolvimento. O projeto que desenvolvemos aborda a autoavaliação como um caminho para a melhoria da escola pois, focaliza os seus objetivos na melhoria do processo educativo e na execução de um plano holístico de melhoria. A escola onde foi realizado o presente estudo investiu numa cultura de qualidade, exigência e responsabilidade, mediante uma atitude crítica de reflexão, visando a melhoria da qualidade no progresso das aprendizagens e consequente melhoria dos resultados escolares. O projeto apresenta caraterísticas de monitorização e supervisão no desenvolvimento de uma cultura de escola reflexiva que tende a um aperfeiçoamento organizacional focalizado e estrategicamente planeado.Over the last decades, both in Portugal and in the international context, there has been a major interest in the evaluation of schools. As a result of the changes in the education framework, schools are now regarded as organizations that have to account for resources and coordinate activities according to the standards of efficiency and accountability associated with the improvement and knowledge of the school itself. Alongside this evolution, science provides us with new methodologies in the conceptualization and research of the effectiveness of the schools and the improvement of the organization. Self-assessment is thus a characteristic of effective schools and a tool for improvement. This review aims to analyze the school through a systemic perspective, emphasizing the importance of self-assessment in the decision making of all members of the educational community and partners, by establishing updated information about the school and using this information in making decisions for its development. The project we have developed addresses the self-assessment as a path towards the improvement of the school therefore focusing its goals in improving the educational process and implementing a holistic plan for improvement. The school where this study was conducted invested in a quality culture, requirement and responsibility, through a critical attitude of reflection, in order to improve the quality of learning process and consequent improvement of the results. This project features monitoring and supervision characteristics in the development of a reflective school culture that tends to a more focused and strategically improved planned organization.application/pdfporclosedAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOAUTOAVALIAÇÃOESCOLASSUPERVISÃOPLANOS ESTRATÉGICOSEDUCATIONSELF-ASSESSMENTSCHOOLSSUPERVISIONSTRATEGIC PLANNINGA autoavaliação da escola na promoção de uma cultura de melhoria continuada dos resultados escolaresmasterThesis201276577